Mario Botta fala sobre modernismo, tecnologia e os princípios que guiam seu trabalho

Durante a Milano Arch Week 2019, tivemos a oportunidade de conversar com um dos arquitetos suíços mais influentes ainda em atividade, Mario Botta. Definindo-se como construtor, Botta trabalha no campo da construção civil desde os 16 anos de idade, tendo realizado um grande número de projetos em diversas escalas - de residências particulares a museus e igrejas.

Botta começou sua carreira durante o auge do modernismo, quando os grandes nomes da arquitetura moderna produziam algumas de suas maiores realizações. “Sou prisioneiro de grandes mestres do movimento moderno. Tento pegar o que mais me agrada de cada um: a habilidade de Carlo Scarpa de dar uma imagem e expressão aos materiais mais singelos, a capacidade de Le Corbusier de dar uma imagem à história de sua época e o poder de Louis Kahn de voltar às raízes dos problemas e encontrar um significado profundo, filosófico e humanista para o que se está projetando”, comenta. 

Bechtler Museum of Modern Art, Charlotte. Imagem © Joel Lassiter

Conhecido por seus enormes volumes de pedra e extensivo uso de padrões, Mario Botta merece reconhecimento por outro fato raramente mencionado - ele é o fundador de uma das maiores escolas de arquitetura da Europa, a Mendrisio Academy of Architecture. Inaugurada desde 1996, a lista de professores da escola inclui nomes familiares, entre os quais Manuel Aires Mateus, Valério Olgiati, Antonio Citterio e, claro, o próprio Mario Botta.

Sobre este autor
Cita: Erman, Maria. "Mario Botta fala sobre modernismo, tecnologia e os princípios que guiam seu trabalho" [Mario Botta on Modernism, Technology and Main Principles of His Work] 30 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919943/mario-botta-fala-sobre-modernismo-tecnologia-e-os-principios-que-guiam-seu-trabalho> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.