SUPERSPACE propõe mirante de madeira e floresta vertical em Zagreb

O escritório SUPERSPACE, de Istambul, propôs um novo conceito para uma torre de observação feita de madeira em Zagreb, na Croácia. Concebido como um pórtico, o projeto estaria localizado entre a cidade antiga e a nova. Chamado de Ascension, se inspira nos marcos históricos e naturais de Zagreb; de frente para a margem sul do rio Sava, a forma da torre deriva das edificações da cidade antiga.

SUPERSPACE propõe mirante de madeira e floresta vertical em Zagreb - Mais Imagens+ 5

Ascension: Novo Pórtico. Imagem Cortesia de SUPERSPACE

O projeto foi feito para representar e fortalecer as conexões com o passado e o futuro. O design explora a natureza e o homem, velho e novo, bem como o solo e o céu para criar um fluxo marcante e uma relação visual. Como uma das famosas paradas do Expresso do Oriente, Zagreb há muito tempo recebe artistas, atores e escritores ao longo da história. O local do projeto está literalmente no meio da cidade, na confluência do Rio Sava e na fronteira de Novi Zagreb Zapad, de frente para o rio, para as florestas da montanha Medvenica e para os marcos da cidade.

Ascension: Novo Pórtico. Imagem Cortesia de SUPERSPACE
Ascension: Novo Pórtico. Imagem Cortesia de SUPERSPACE

Como a equipe afirma, a histórica cidade de Zagreb é composta por um complexo urbano medieval de igrejas, palácios, museus, galerias e prédios do governo que a tornam uma zona turística popular. A cidade expandiu-se de leste e oeste durante a primeira metade do século XX. A segunda metade deu lugar a construções ao sul do rio Sava, resultando em "Novi Zagreb". Por décadas, Nova Zagreb foi deixada, em grande parte, isolada devido à sua arquitetura socialista monumental e à falta de instalações culturais, públicas e comerciais.

Ascension: Novo Pórtico. Imagem Cortesia de SUPERSPACE

Hoje, Nova Zagreb está mudando com edifícios de escritórios emergentes, pavilhões esportivos, shopping centers e um museu ao lado de espaços abertos e públicos. O projeto cria um ponto focal para a praça localizada no cruzamento das principais ruas comerciais que conectam o rio Sava à avenida Dubrovnik. Diante da velha e da nova cidade, ele interliga a margem do rio com a vegetação deste novo desenvolvimento urbano.

Via SUPERSPACE

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "SUPERSPACE propõe mirante de madeira e floresta vertical em Zagreb" [SUPERSPACE Proposes Timber Observation Tower and Vertical Forest for Zagreb] 29 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919888/superspace-propoe-mirante-de-madeira-e-floresta-vertical-em-zagreb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.