Artista britânico projeta edifício escultórico com contêineres

A peça final do novo empreendimento no Parque de Edimburgo será o primeiro edifício do artista britânico David Mach, chamado “Mach 1”. Concebido em parceria com o arquiteto Dixon Jones, o edifício será composto por mais de 30 contêineres - porém, sem seguir a constumeira ortogonalidade dos edifícios de contêineres. Em vez disso, sua forma escultórica visa chamar a atenção do público para o novo bairro, especialmente daqueles que se deslocam de trem na região.

Como um edifício multiuso planejado para conter a parte de marketing do empreendimento, "Mach 1" incluirá um amplo espaço para exposições e um café para oferecer a flexibilidade de sediar eventos em várias escalas. Para cumprir sua função de marketing, o prédio está programado para exibir um modelo completo do terreno além de peças de construção detalhadas, ilustrações e exibições informativas sobre a fase sul da construção do próprio Parque de Edimburgo.

O Parque de Edimburgo está planejado para ser um bairro urbano de 17 hectares a oeste da cidade, a maior obra atualmente em andamento na região. Desenhado por Dixon Jones, o projeto segue a colaboração anterior bem-sucedida com Parabola no premiado empreendimento de Kings Place em Kings Cross. O parque está atualmente em fase de planejamento, com o próprio edifício "Mach 1" submetido recentemente à aprovação. A primeira fase da obra incluirá escritórios de alta qualidade, uma nova praça pública, instalações esportivas e de lazer, um centro de saúde, lojas, bares e restaurantes.

Mach 1. Imagem © Assembly Studios

O empreendimento também apresentará um forte componente relacionado às artes públicas, abrigando duas residências para escritores e fotógrafos emergentes, bem como oferecendo oportunidades de extensão com as escolas locais. "Mach 1" é um edifício emblemático que representa o foco artístico do empreendimento, “sua instalação única combina perfeitamente com a ambição da Parabola na criação de um bairro ousado e excitante que combina design e inovação exemplares para oferecer um novo lugar na cidade rico em arte e cultura, com espaços públicos, paisagem e comodidades de padrão internacional”, comenta o fundador e presidente da Parabola, Peter Millican.

Conhecido por suas colagens, esculturas e instalações dinâmicas e em grande escala, muitas vezes usando itens do cotidiano, Mach se descreve como um "arquiteto acidental" quando se trata do projeto para o "Mach 1". “Há uma forma bastante dramática na edificação, não é uma peça regular de arquitetura. Será algo que você realmente notará. É um edifício que realmente faz uma declaração sobre si mesmo”, diz Mach sobre sua obra.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Artista britânico projeta edifício escultórico com contêineres" [UK Artist David Mach Designs Sculptural Building From Shipping Containers] 29 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919790/artista-britanico-projeta-edificio-escultorico-com-conteineres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.