Restaurante Casa na Árvore / Pacific Environments

Restaurante Casa na Árvore / Pacific Environments - Mais Imagens+ 44

  • Gerenciamento De Projeto: The Building Intelligence Group - Gareth Skirrow, Blair Wolfgram, Joe Holden
  • Engenharia: Holmes Consulting - Chris MacKenzie & John Worth, Martin Feeney - Holmes Fire
  • Iluminação: ECC Lighting & Furniture - Renee Kelly
  • Construção: NZ Strong - Shane Brealey, Paddy Molloy, Megan Roberts; Citywide Construction Ltd - Jim Bellamy
  • Arquitetos: Peter Eising & Lucy Gauntlett
  • Cidade: Auckland
Mais informaçõesMenos informações
© Lucy Gauntlett

Descrição enviada pela equipe de projeto. Não é comum receber um pedido para projetar uma casa na árvore, por isso, quando a Colenso BBDO encomendou um restaurante na árvore ao escritório Pacific Environments Architects, os arquitetos não deixaram a oportunidade escapar. O trabalho foi realizado em parceria com Tracey Collins e sua equipe.

Croquis

A PEL auxiliou os gerentes de projeto da The Building Intelligence Group e Colenso BBDO na seleção da árvore sobre a qual o restaurante seria construído, com mais de 40m de altura e 1,70m de diâmetro na base.

A ideia de construir o restaurante nas alturas se mostrou desafiadora e foram necessários vários consultores para viabilizar sua construção em um tempo muito limitado.

© Lucy Gauntlett

Conceito Arquitetônico

O conceito foi impulsionado pelo terreno "encantado", que se situa acima de um prado aberto e um córrego sinuoso na borda da floresta.

O conceito de casa na árvore é uma reminiscência de sonhos de infância, das brincadeiras, dos contos de fadas e da imaginação. É inspirado em muitas formas encontradas na natureza - a crisálida/casulo protegendo a borboleta/mariposa emergente, talvez uma forma de cebola/dente de alho pendurados para secar. Ela também é vista como um farol à noite, mas que também brilha durante o dia; parece algo que cresceu de forma semi camuflada na árvore; ou até um forte na árvore que oferece uma bela vista e um refúgio. A forma da planta baixa também se assemelha vagamente a uma concha.

© Lucy Gauntlett

É a casa da árvore com que todos sonhamos quando crianças, mas que só poderíamos realizar como uma fantasia adulta.

O acesso acontece através de uma passarela "acessível" de 60 metros no topo da árvore - o que por si só já é uma aventura.

O local e a árvore selecionados tinham que atender a uma vasta quantidade de requisitos funcionais - 18 pessoas sentadas e funcionários em relativo conforto, um bar completo; ângulos abertos e corretos para a câmera e boa qualidade de luz para filmar os anúncios, vistas desobstruídas do vale e da entrada para uso de webcam e registro de fotos, além de solidez estrutural. A árvore selecionada é uma das maiores no local e que se situa numa parte íngreme do terreno - o que acentua ainda mais a altura da árvore. Cozinha, demais instalações relacionadas e banheiros estão no nível do solo.

Croquis

A arquitetura incorpora uma forma oval simples envolta "organicamente" em torno do tronco e estruturalmente amarrada na parte superior e inferior, com uma planta circular que é dividida no eixo com a parte posterior do pavimento mais alta. Isso permite o acesso pela parte posterior através de uma experiência divertida na passarela, entrando na face exposta do casulo e encantando-se pela justaposição de estar em um espaço fechado que também é bastante "aberto" e permeável às vistas das copas das árvores. Há também um deck "Juliet" em frente à entrada que dá para o vale.

A escala e a forma da casa na árvore cria uma imagem memorável sem dominar o cenário. Embora a forma natural "orgânica" esteja bastante integrada ao entorno, o ritmo dos vários materiais mantém sua forte linguagem arquitetônica. A verticalidade das aletas imita a verticalidade das árvores e permite que o edifício se "misture" em seu entorno, como tivesse crescido naturalmente ali.

Construção

© Lucy Gauntlett

A casa tem quase 10 metros de largura e mais de 12 metros de altura, com um nível intermediário a 10 metros do chão. Treliças de madeira formam a estrutura principal. As aletas curvas são feitas de pinho laminado colado, álamo foi usado para as ripas e madeira local das Redwoods foi utilizada na balaustrada da passarela. Aberturas são formadas para janelas ao deixar espaços entre as ripas/aletas que mantêm a forma geral, mas oferecem uma variedade de aberturas para as vistas e a entrada de luz e se fecham na parte de trás. Para soltar a regularidade dos elementos, o aço é enrolado arbitrariamente em volta do casulo. Amarrar esse elemento no topo e na base dá uma sensação de maior conexão com a árvore.

© Lucy Gauntlett

A casa foi projetada para ser resistente às intempéries, usando folhas de acrílico fixadas no teto sob as aletas com persianas verticais no interior. A iluminação é um importante componente arquitetônico que melhora e modifica a ambiência, com iluminação discreta dentro da passarela e indireta dentro da casa na árvore.

A equipe de consultores que trabalhou em conjunto com os arquitetos inclui engenheiros de incêndio e estruturais (Holmes Consulting Group), urbanistas e paisagistas para atender aos requisitos funcionais e de normas de construção, além da NZ Strong, que executou o projeto.

Originalmente publicado em 18 de março de 2009.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Auckland, Nova Zelândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Casa na Árvore / Pacific Environments" [Yellow Treehouse Restaurant / Pacific Environments] 28 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919530/restaurante-casa-na-arvore-pacific-environments> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.