Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Livro Biselli Katchborian Arquitetos

Livro Biselli Katchborian Arquitetos

  • 08:00 - 10 Junho, 2019
Livro Biselli Katchborian Arquitetos
Livro Biselli Katchborian Arquitetos , Escritório completa 32 anos de produção com arquitetura que busca compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras.
Escritório completa 32 anos de produção com arquitetura que busca compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras.

Com 32 anos de trajetória, o escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian tem projetado em todas as escalas e temas: residências, edifícios públicos e privados, projetos comerciais e de serviços, escolas, centros esportivos e projetos urbanos. Sua arquitetura procura compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras. No próximo dia 18 de junho lançam no Museu da Casa Brasileira - pela editora Acácia Cultural -o livro que marca este momento: Biselli Katchborian Arquitetos traz uma abordagem holística sobre o trabalho desenvolvido em mais de três décadas.

Um texto do arquiteto, crítico e organizador da obra Francesco Perrotta-Bosch abre o livro, seguido por um perfil escrito pela jornalista Michele Oliveira, que reflete, entre outros assuntos, sobre o momento chave da mudança de escala de atuação do escritório a partir da vitória nos concursos do Teatro de Natal e do Aeroporto de Florianópolis. Na sequência, um artigo da arquiteta e professora Elisabete França com o tema “A presença da arquitetura nos programas públicos de habitação”, e um texto-aula de Mario Biselli intitulado “História da Arquitetura enquanto história da técnica”, o qual apresenta uma leitura particular da transformação dos modos construtivos nos projetos arquitetônicos ao longo de oito séculos, além de ser uma generosa apresentação das referências que povoam o imaginário da dupla titular do Biselli + Katchborian.

Uma característica notável é o sucesso obtido em concursos públicos e privados. Nos últimos 15 anos, foram um dos grandes vencedores de competições arquitetônicas do Brasil, o que aparece em destaque no livro com a quantidade de projetos oriundos desse processo. “Os concursos são os laboratórios de reflexão de Mario e Artur. São os momentos em que eles experimentam estratégias de projeto e, de certo modo, fundamentam as características arquitetônicas que dão singularidade a sua obra”, explica Francesco.

O livro ainda apresenta projetos de grande relevância de Biselli + Katchborian, como os de aeroportos (Florianópolis e Guarulhos), os culturais (Teatro de Natal e a renovação do Setor Social do Clube Pinheiros), esportivos (Ginásio de Barueri) educacionais (CEU Pimentas) e habitacionais (Conjunto Habitacional em Heliópolis e o Complexo Julio Prestes).

Sobre Biselli + Katchborian Arquitetos Associados
O escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian foi fundado em 1987. Com uma arquitetura que procurou compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras, Mario Biselli e Artur Katchborian tem projetado em todas as escalas e temas, desde um sem número de residências, edifícios públicos e privados, residenciais, comerciais e de serviços, edifícios de interesse coletivo como habitação, escolas, centros esportivos e aeroportos, até projetos de escala urbana, tanto através de clientes privados como de concursos públicos, nos quais obtiveram premiações de destaque. Os projetos tem sido objeto de publicações nacionais e internacionais, e tem participado de diversas exposições de arquitetura, como a Mostra de Arquitetura da Bienal de Veneza, Italia, em 2010 e 2014, e a recente exposição “Infinito Vão “da Casa de Arquitectura de Portugal, 2018. Mario Biselli é Professor Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para além das atividades do escritório, Biselli desempenha intensa atuação docente nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Biselli é também autor de vários artigos científicos e culturais. Atualmente está concluindo a edição de seu livro teórico "Apontamentos de Teoria e Prática do Projeto", com lançamento previsto para este ano pela Editora Appris. Artur Katchborian é também pós-graduado e tem atividade docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do SENAC. www.bkweb.com.br

Sobre a Acácia Cultural
A editora floresceu na Vila Mariana, bairro paulistano cuja influência imigratória de todas as partes do mundo pode ser sentida em seu legado histórico e em sua pluralidade cultural. Nossa produção está enraizada nessa pluralidade —resultado do entroncamento de uma gama de cabeças e personalidades em livre pensar. Somos dedicados à difusão das mais primorosas manifestações da criatividade, que chegam a nossos leitores por meio de publicações que se destacam no mercado editorial brasileiro devido a seu conteúdo apurado e sua excelência gráfica. Acreditamos que adentrar o universo contido nas páginas de um livro é como alçar-se a uma realidade distinta —mas não distante— de nosso cotidiano palpável. Durante essa vivência, somos como o barão de Italo Calvino que sobe às árvores e experiência uma existência inteiramente nova: não em isolamento de seu mundo dantes, mas relacionando-se com este mesmo mundo sob um outro olhar, sob uma perspectiva inédita. E assim buscamos impactar nossos leitores, trasladando-os para terras inexploradas por meio de edições marcantes sobre os mais ricos frutos da criatividade brasileira. www.acaciacultural.com.br

Sobre Francesco Perrotta-Bosch (Org.)
Francesco Perrotta-Bosch é arquiteto e ensaísta. Mestre e doutorando pela FAU USP, venceu o Prêmio de Ensaísmo Serrote (2013), do IMS. Foi curador da exposição "Irradiações" (2019) na Casa da Arquitectura, em Portugal. Curador assistente do Pavilhão Brasileiro da Bienal de Veneza (2016) e curador de exposições no Studio X Rio, da Universidade de Columbia. É membro da Associação Paulista de Críticos de Arte e escreve para a Folha de S. Paulo.

---
LIVRO ‘BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS’
1ª Edição
Edição bilíngue | Português e inglês
304 páginas
ISBN 978-85-69959-06-9
Preço de capa | R$180
Onde encontrar I À venda na Livraria Martins Fontes em São Paulo. A partir de julho nas melhores livrarias do país.

----
BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS
TEXTOS Elisabete França, Francesco Perrotta-Bosch, Mario Biselli e Michele Oliveira
TRADUÇÃO Renata Takatu
ORGANIZAÇÃO, ESCRITA E EDIÇÃO DE TEXTOS Francesco Perrotta-Bosch
COORDENAÇÃO EDITORIAL Acacia Lischewski e Alexandre DL Rabelo
PROJETO GRÁFICO E CAPA Luciana Mattar
PRODUÇÃO GRÁFICA Gerson Tung
FOTOGRAFIAS Nelson Kon, Rafael Salim, Mario Biselli, Ucha Aratangy e Vitor Zanatta ILUSTRAÇÃO CAPA Mario Biselli
REVISÃO PORTUGUÊS Alicia Toffani e Rafaela Cera
TRADUÇÃO PARA INGLÊS Renata Takatu
REVISÃO INGLÊS Matthew Rinaldi
TRANSCRIÇÃO DE AULA DE MARIO BISELLI Clara Varandas Abussamra
---
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO ‘BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS’
Data: 18 de junho, terça-feira
Horário: 19h às 22h
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

  • Título

    Livro Biselli Katchborian Arquitetos
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    Acácia Cultural
  • De

    18 de Junho de 2019, 19:00
  • Até

    18 de Junho de 2019, 22:00
  • Onde

    Museu da Casa Brasileira
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Livro Biselli Katchborian Arquitetos " 10 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918768/livro-biselli-katchborian-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.