Casa da Economia Criativa e da Cultura do BIG está prestes a ser inaugurada em Bordeaux

O mais novo projeto do BIG, desenvolvido em parceria com a FREAKS freearchitects, dUCKS scéno, Khephren Ingénierie, VPEAS, ALTO Ingénierie, Vincent Hedont, PBNL, Mryk & Moriceau e Ph.A, está prestes a ser inaugurado na cidade francesa de Bordeaux. As portas da Maison de l'Économie Créative et de la Culture en Nouvelle-Aquitaine, ou MÉCA, serão abertas ao público no próximo dia 28 de junho. A equipe internacional de arquitetura liderada por Bjarke Ingels foi a grande vencedora do concurso para o projeto do novo centro cultural a sete anos, em 2012. O edifício de mais de doze mil metros quadrados foi concebido para abrigar a nova sede de três instituições culturais que anteriormente encontravam-se espalhadas pela cidade de Bordeaux.

Casa da Economia Criativa e da Cultura do BIG está prestes a ser inaugurada em Bordeaux - Mais Imagens

Cortesia de Bjarke Ingels Group

O MÉCA, implantado na histórica zona industrial da cidade de Bordeaux às margens do rio Garonne, foi projetado para reunir sobre um mesmo teto as três principais instituições regionais de artes cênicas e performáticas da cidade: o FRAC, o ECLA e o OARA. A proposta arquitetônica concebida a quatro mãos e sob liderança do BIG, organiza os três edifícios - agora transformados em um só - ao redor de um espaço público comum que se abre em direção à cidade histórica e à beira-rio de Bordeaux.

Cortesia de Bjarke Ingels Group

O projeto foi concebido como um percurso contínuo que atravessa o programa das três instituições culturais, conectando-as umas as outras como se fossem uma só. Como em muitos dos outros projetos anteriores do BIG, o edifício parece fundir-se com a praça, criando uma dinâmica relação entre a arquitetura e a cidade, convidando os visitantes a transitarem sobre a estrutura do edifício, passando ao lado da torre do palco do OARA, atravessando as galerias iluminadas do FRAC para desaguar junto aos arquivos do ECLA proximo às margens do rio Garonne.

Cortesia de Bjarke Ingels Group

A praça de acesso se desdobra em uma rampa que atravessa o edifício do MÉCA aproximando a arte da vida cotidiana de Bordeaux. Seus múltiplos acessos e praças inspiram uma relação saudável entre a cidade e o centro cultural criando um espaço acolhedor para o público tanto no exterior quando no interior do edifício.

Cortesia de Bjarke Ingels Group

A praça central elevada em conjunto com a rampa de acesso transformam o hall do MÉCA em um anfiteatro público aberto para a cidade, um espaço dinâmico que flui a partir da rua Quai de Paludate convidando os pedestres a entrar e descobrir uma nova paisagem junto ao rio de Bordeaux. Durante festivais e em outras datas especiais, o exterior do MÉCA poderá ser transformado em palco para a realização de shows ao ar livre, peças de teatro e até exposições e performances artísticas.

O MÉCA será inaugurado no próximo dia 28 de Junho. Para mais informações acesse a nossa cobertura especial do projeto aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Casa da Economia Criativa e da Cultura do BIG está prestes a ser inaugurada em Bordeaux" [BIG's MÉCA Set to Open in Bordeaux] 12 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918684/casa-da-economia-criativa-e-da-cultura-do-big-esta-prestes-a-ser-inaugurada-em-bordeaux> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.