Nuan Studio projetará o Centro Cultural Norueguês em Oslo

Com sede em Hong Kong, o Nuan Studio venceu a competição para projetar um novo Centro Cultural no coração de Oslo, na Noruega. Chamado de CCNW, o projeto será adjacente aos terminais de balsas e cruzeiros e contará com vistas em 360 graus para a natureza e a orla. Localizado entre os píeres mais movimentados de Oslo, o projeto pretende se tornar um importante ponto de atração conectando a cidade ao mar.

Nuan Studio projetará o Centro Cultural Norueguês em Oslo - Mais Imagens+ 11

CCNW. Imagem Cortesia de Nuan Studio

O CCNW foi projetado para refletir uma experiência de trilhas em montanhas norueguesas e cachoeiras naturais congeladas. O projeto se concentra em fornecer espaços cívicos e uma jornada de experiências do térreo à cobertura, que pode ser acessada em diferentes níveis. O programa principal inclui uma biblioteca, espaços de exposição e auditório formalmente empilhados. Acima, o terraço da cobertura oferece vistas de Oslo. Esses elementos são envolvidos por uma fachada de vidro monolítica e elementos verticais que lembram uma cachoeira congelada. A geometria do edifício emerge lentamente do solo, marcando a sua presença como novo ícone da cultura em Oslo.

CCNW. Imagem Cortesia de Nuan Studio
CCNW. Imagem Cortesia de Nuan Studio

A jornada cívica começa no lago artificial na base do terreno, com um anfiteatro que inclui areas de estar públicas para performances ocasionais ao ar livre. Mais acima, há terraços verdes, onde os visitantes podem parar no mirante com acesso direto ao salão de exposições principal. Continuando a subida no lado oeste, há uma trilha com uma série de áreas de estar com vista para o cais e o distrito histórico. No próximo destino, os visitantes chegam a um jardim secreto cercado parcialmente pela fachada de vidro externa; a qual é embelezada com altas árvores nórdicas. O jardim secreto é acessível do nível do auditório e funciona como uma extensão do projeto. Conforme a jornada continua, os visitantes chegam ao ponto mais alto; o terraço da cobertura, que oferece uma vista de 360 graus de Oslo.

Apesar do programa empilhado, as circulações internas são flexíveis. Dos espaços públicos, os visitantes entram no saguão, que se abre para um grande átrio com um café e áreas de estar no nível do solo. Um elevador rápido está disponível para o público subir diretamente para a cobertura. Este elevador também pode servir como entrada para o backstage do auditório para os artistas, no nível do subsolo. A circulação interna pública ao longo da fachada externa permite que os visitantes desfrutem das vistas de Oslo do interior do edifício. Além disso, o acabamento interno em madeira apresenta uma recepção aconchegante de dentro para fora.

Equipe de projeto: Jaenes Bong, Queena Wang, Carlos Assunção, Ivan Chi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Nuan Studio projetará o Centro Cultural Norueguês em Oslo" [Nuan Studio Designs Winning Norwegian Cultural Center for Oslo] 10 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918582/nuan-studio-projetara-o-centro-cultural-noruegues-em-oslo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.