Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. MAD projeta terminal inspirado em floco de neve para o Aeroporto Internacional Harbin Taiping

MAD projeta terminal inspirado em floco de neve para o Aeroporto Internacional Harbin Taiping

MAD projeta terminal inspirado em floco de neve para o Aeroporto Internacional Harbin Taiping
MAD projeta terminal inspirado em floco de neve para o Aeroporto Internacional Harbin Taiping, © MAD Architects
© MAD Architects

MAD Architects, liderado por Ma Yansong, divulgou detalhes de seu projeto para o Terminal 3 do Aeroporto Internacional Harbin Taiping, no norte da China. Referenciando as encostas suaves da paisagem circundante e a neve e gelo da região, o projeto de MAD cria uma poesia arquitetônica que se instala no local na forma de um floco de neve caindo ao solo, enquanto simultaneamente expressa o espaço interestelar surreal de futuras viagens aéreas .

© MAD Architects © MAD Architects © MAD Architects © MAD Architects + 13

© MAD Architects
© MAD Architects

O terminal de 3.300 hectares estabelece um programa arquitetônico em escala humana, proporcionando uma experiência multisensorial que também é eficiente e econômica. Os corredores de embarque, de cinco raios, na forma de floco de neve reduzem muito o tempo de deslocamento interno além de minimizar o congestionamento.

© MAD Architects
© MAD Architects

O interior apresenta vários jardins caracterizando as principais áreas. A vegetação exuberante conecta os diferentes níveis da edificação, oferecendo uma fuga para os passageiros pararem e aproveitarem a natureza, longe da agitação da vida aeroportuária.

© MAD Architects
© MAD Architects

Estruturas inspiradas em montes nevados no teto funcionam como claraboias, inundando os espaços internos com luz natural para reduzir os custos de energia. Além disso, sua direção rítmica naturalmente guia os viajantes pelo terminal.

© MAD Architects
© MAD Architects

Uma estrutura do Centro de Transporte Terrestre conecta-se ao terminal, contendo trens de alta velocidade, linhas de metrô municipais, ônibus do aeroporto e outros modos de transporte urbano. Os jardins de múltiplos níveis do centro integram o crescimento natural das plantas em suas várias funções, proporcionando uma área confortável e relaxante para os viajantes, enquanto fazem a transição entre o aeroporto e a cidade.

© MAD Architects
© MAD Architects

Quando concluído, o terminal deverá receber 43 milhões de passageiros e 320.000 vôos de saída até 2030.

Organização Concurso: Heilongjiang Airport Management Group Co., Ltd.
Consultoria Aeroporto: China Aviation Planning and Design Institute
Arquitetos Executivos: Central South Architectural Design Institute Co., Ltd.
Tipologia: Infraestrutura de Transportes
Área do Terreno: 3.269 hectares
Área Construída: 918.500 metros quadrados
Principais Sócios Responsáveis: Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
Colaboradores Responsáveis: Liu Huiying, Tiffany Dahlen
Equipe de Projeto: Li Cunhao, Sun Shouquan, Zhu Yuhao, Yao Ran, Ma Yue, Yang Xuebing, Giorgio Castellano, Connor Hymes, Chen Yien

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "MAD projeta terminal inspirado em floco de neve para o Aeroporto Internacional Harbin Taiping" [MAD Designs a Snowflake-Inspired Terminal for Harbin Taiping International Airport] 02 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917833/mad-projeta-terminal-inspirado-em-floco-de-neve-para-o-aeroporto-internacional-harbin-taiping> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.