UNStudio projeta novo distrito de inovação e tecnologia no "Vale do Silício" da Índia

O UNStudio acaba de apresentar as últimas imagens do seu mega projeto desenvolvido para a cidade de Bangalore, na Índia. Atualmente em construção, o Karle Town Center será o mais novo distrito de inovação e tecnologia do país. Bargalore é a capital do estado de Karnataka, na região sul da Índia, e é conhecida como o "Vale do Silício" indiano. Além do masterplan para o Karle Town Center, o projeto desenvolvido pelo UNStudio apresentará novas soluções e tecnologias sensoriais inteligentes, concebidas em parceria pela arch tech startup 'UNSense', em colaboração com a empresa que dá nome ao empreendimento, a Karle Infra.

UNStudio projeta novo distrito de inovação e tecnologia no Vale do Silício da Índia - Mais Imagens+ 12

Retail. Imagem © UNStudio

Mas este não é um simples projeto de urbanismo. O UNStudio desenvolveu uma peça considerada fundamental para o futuro de Bangalore: O Urban Branding Manual. Para os arquitetos, está é uma solução criativa que pretende identificar alternativas para combater a estagnação urbanística do Vale do Silício da Índia, atraindo novos talentos, famílias e investimentos para o coração do novo distrito de tecnologia e inovação. O manual foi criado para ilustrar as intenções de projeto e os principais requisitos para que este urbanismo possa dar certo, tal qual como foi concebido. O manual é uma espécie de guia auxiliar de projeto, voltado para arquitetos, engenheiros, urbanistas e principalmente, as empresas que pretendem construir no local.

Karle Plaza. Imagem © UNStudio

O Urban Branding Manual de Bangalore foi dividido em três diferentes seções: jardim, saúde e cultura. Tradicionalmente, planos urbanísticos se concentram mais no zoneamento e imposição de limites formais à arquitetura. O nosso manual, por outro lado, concentra-se em traduzir estas restrições em imagens, ilustrando como a arquitetura poderia ser, ou melhor, como deveríamos projeta-la. É uma espécie de decodificação de dados, transformando-os em imagens. Este é um trabalho fundamentalmente interdisciplinar - às vezes com mais de cem pessoas trabalhando simultaneamente em um mesmo projeto. O Urban Branding Manual fornece os dados necessários para que os nossos clientes possam transformar este projeto em realidade.
-Ben van Berkel, UNStudio

Waterfront. Imagem © UNStudio

O masterplan do Karle Town Center foi projetado para que cada edifício seja um "microcosmo" em si, uma pequena cidade independente. Fundamentalmente, estamos desenhando edifícios onde se pode trabalhar, viver e se divertir. Além destes elementos multi-funcionais, âncoras culturais foram pensadas para enriquecer o tecido urbano de Bangalore: um teatro, praças e parques além de um sistema de transporte leve sobre trilhos.

Gardens. Imagem © UNStudio

A arquitetura que estamos propondo pretende causar o menor impacto possível na paisagem natural existente. Edifícios emergem pontualmente nesta densa floresta para construir o novo skyline contemporâneo de Bangalore. Em meio a este mar de edifícios independentes há algo em comum que unifica a paisagem construída: o acabamento de fachada. Chamado de “coolest white”, esta cor foi patenteada pelo UNStudio e pela Monopol Color, um elemento que deverá unificar a arquitetura do conjunto.

Urban crossroad. Imagem © UNStudio

A proposta é uma resposta a crescente diminuição das áreas verdes da cidade decorrente do processo de expansão urbana. O Karle Town Center pretende transformar o novo distrito de Bangalore em uma nova cidade jardim do século XXI. O novo distrito de tecnologia e inovação é um projeto desenvolvido em parceria entre o UNStudio e o BALJON Landscape Architects, o qual procura definir as bases de um urbanismo sustentável e resiliente, um jardim urbano onde será possível viver e trabalhar. Especial atenção foi dedicada aos passeios à beira do lago, além do reflorestamento junto às avenidas e a promoção de jardins verticais e terraços verdes.

Karle Plaza. Imagem © UNStudio

A UNSense, startup de tecnologias em arquitetura fundada pelo UNStudio, está trabalhando em colaboração com a Karle Infra para desenvolver novas tecnologias sensoriais que deverão ser implantadas em todo o ambiente construído de Bangalore, promovendo um urbanismo mais responsivo e saudável para seus moradores.

Iconic tower. Imagem © UNStudio

Cliente: KARLE INFRA PVT LTD
Localização: Bangalore, Índia
Área construída: 930.000 - 1.200.000 m2
Área do terreno: 62 acres
Programa: Uso misto
Projeto UNStudio: Plano diretor e urbanização
Status: em construção
Equipe UNStudio: Ben van Berkel, Gerard Loozekoot with Harlen Miller, Maurizio Papa, Filippo Lodi, and Atira Ariffin, Bianca Dobru, Dana Behrman, Emma Whitehead, Jacques van Wijk, Jung Jae Suh, Maria Zafeiriadou, Pietro Scarpa, Sibilla Bonfanti, Yuntao Xu
Paisagismo: BALJON Landscape Architects, Amsterdam
Infra-estrutura de planejamento: Aurecon, Melbourne
Consultor do masterplan: Ross Bonthorne, Sidney

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "UNStudio projeta novo distrito de inovação e tecnologia no "Vale do Silício" da Índia" [UNStudio Designs a Smart Karle Town Center Masterplan for Bangalore, India] 25 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917722/unstudio-projeta-novo-distrito-de-inovacao-e-tecnologia-no-vale-do-silicio-da-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.