Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Prefeitura de São Paulo abre consulta pública sobre o projeto do Parque Minhocão

Prefeitura de São Paulo abre consulta pública sobre o projeto do Parque Minhocão

A prefeitura de São Paulo inicia hoje, 17 de maio, uma consulta pública sobre o projeto do parque que será construído sobre o elevado Presidente João Goulart - o Minhocão - anunciado em fevereiro deste ano. O novo equipamento ocupará um trecho de cerca de 900 metros trecho entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche.

Durante 30 dias, o portal Gestão Urbana SP permanecerá aberto para receber a contribuição dos cidadãos ao projeto, tomando como base de discussão um diagnóstico elaborado por representantes das secretarias de Governo, Desenvolvimento Urbano, Transportes, Verde, Obras e Subprefeituras.

Além desta, haverá ainda outra consulta pública, audiências e reuniões temáticas com o objetivo de definir e consolidar o projeto final. As datas destes eventos serão definidas e divulgadas no site do Gestão Urbana SP.

Um dos principais argumentos contra a transformação do elevado em parque é o transtorno no trânsito que tal operação ocasionaria. Segundo pesquisa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 78 mil veículos usam diariamente o viaduto, contudo, um estudo preliminar realizado em fevereiro deste ano aponta que o impacto resultante da implementação do primeiro trecho do parque é relativamente baixo. "A velocidade média passaria de 26,8 km/h para 26,6 km/h, e o tempo médio gasto pelos usuários de automóveis passaria de 15,32 minutos para 15,41 minutos -- os dados correspondem ao pico da manhã", informa uma matéria publicada na Folha de S. Paulo.

A CET recomenda algumas ações de mitigação, como mudanças nos semáforos e alargamentos pontuais em vias adjacentes. Um estudo detalhado está sendo desenvolvido e deverá ser concluído dentro de três meses.

Desenho do parque elevado no Minhocão. Imagem: Prefeitura de São Paulo
Desenho do parque elevado no Minhocão. Imagem: Prefeitura de São Paulo

O projeto do parque Minhocão será desenvolvido a partir de uma proposta cedida pelo arquiteto Jaime Lerner à prefeitura durante a gestão de Gilberto Kasab, que explora elementos móveis, como jardineiras para vegetação de diferentes portes.

Participe da consulta pública da prefeitura de São Paulo disponível no site Gestão Urbana SP.

Fonte: Folha de S. Paulo

Galeria de Imagens

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Prefeitura de São Paulo abre consulta pública sobre o projeto do Parque Minhocão" 17 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917168/prefeitura-de-sao-paulo-abre-consulta-publica-sobre-o-projeto-do-parque-minhocao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.