Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Inscrições abertas para o 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin

Inscrições abertas para o 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin

  • 16:00 - 16 Maio, 2019
  • por Equipe ArchDaily Brasil
Inscrições abertas para o 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin
Inscrições abertas para o 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin

O Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin abre as inscrições de sua segunda edição, promovendo um debate em torno do Design Contemporâneo, com a participação de Marta Porto, jornalista e especialista em políticas de comunicação, arte e cultura, além de ser curadora de exposições e projetos artísticos, Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e autor de "Muito Além da Economia Verde" e Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista, foi Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, e mediação de Priscyla Gomes, curadora do Instituto Tomie Ohtake.

1º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin anuncia os premiados

No dia 23 de janeiro de 2019, durante a inauguração da exposição dos 20 projetos selecionados entre os 127 inscritos, provenientes de 16 Estados brasileiros e Distrito Federal, foram anunciados os três premiados do 1º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin e uma menção honrosa.

O encontro vai ampliar as questões acerca do tema desta edição do prêmio – CIRCULAR –, trazendo reflexões dos especialistas sobre as dimensões de sustentabilidade, produção e disseminação da informação e do conhecimento e as dinâmicas de mobilidade e ocupação das cidades no mundo contemporâneo. 

Se na primeira edição o mote sugerido foi COMPARTILHAR, no 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, CIRCULAR é o tema proposto aos universitários. Seja como forma, como sinônimo de deslocamento, de movimento, de comunicação, troca e renovação. “Projetar hoje, tendo em vista uma economia circular, é prever reaproveitamentos, usos futuros, novas instâncias de produção e consumo. Da moda ao design de objetos e produtos, a reciclagem e o upcycling tem aberto uma profícua gama de possibilidades”, afirma Priscyla Gomes, que compõe o júri com: Guilherme Falcão, Indaia Militão da Silva, Luiza Crosman, Luís Antônio Jorge, Pedro Moraes e Rodrigo Ohtake.

Com perfil distinto das usuais premiações de design, o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin tem uma proposta inovadora: abdicando de categorias de premiação, propõe a cada edição um tema-desafio a estudantes universitários. A partir desse tema, projetos podem ser inscritos por universitários e recém-formados de qualquer área, não se restringindo somente a jovens designers. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outros campos, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia e ciências sociais.

Com esses pressupostos, o prêmio procura ressaltar que atualmente as propostas mais contundentes de design acontecem em diálogo com diferentes especialidades, instigando soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas que discutam nosso cenário social, político, urbano, habitacional, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais. 

Sobre inscrições e seleção de projetos 

As inscrições podem ser feitas de 16 de maio a 8 de outubro de 2109, exclusivamente pelo site http://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/. Os projetos finalistas, que receberão R$5.000,00 para execução do protótipo, ganham exposição no Instituto Tomie Ohtake e integram um catálogo impresso sobre o Prêmio. Na data da abertura, serão anunciados os três vencedores contemplados com bolsas de estudo em cursos de design no exterior.

Podem se inscrever ao Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin estudantes universitários regularmente matriculados em cursos técnicos ou de nível superior; graduados há no máximo dois anos a contar do ano corrente; e coletivos em que todos os membros respondam às condições elencadas acima. Só serão aceitos os cursos reconhecidos ou autorizados pelo MEC. Estrangeiros também podem participar desde que residam no país há pelo menos dois anos. Edital e informações completas no site http://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/

Lançamento 2ª Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin + Debate: "O Design do Contemporâneo"

Comunicação e Cultura - Marta Porto
Como a cultura influencia nossos modos de lidar com a informação e conhecimento? 

Economia Circular e Sustentabilidade -  Ricardo Abramovay
Quais os desafios à manutenção de nossos recursos naturais? Como respondemos às demandas contemporâneas de produção? 

Fluxos nas Cidades - Raquel Rolnik
Quais as condicionantes urgentes à vida nas grandes cidades? Como possibilitamos acesso democrático aos diferentes locais?

Data: 16 de maio, às 19h

Grátis / Capacidade 150 lugares

Local: Instituto Tomie Ohtake

  • Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural
  • (Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP –
  • Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela
  • Fone: 11 2245 1900

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Inscrições abertas para o 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin" 16 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916822/inscricoes-abertas-para-o-2o-premio-de-design-instituto-tomie-ohtake-leroy-merlin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.