Componentes de Bambu: Projeto de Produção e Processo de Pré-fabricação

Neste artigo compartilhado pelo Laboratório de Experimentação com Bambu da UNESP - Bauru os pesquisadores envolvidos relatam a experiência da construção do Galpão Oficina do Assentamento Rural Horto de Aimorés. No projeto foi utilizado o bambu in natura combinado com pilares de aroeira roliça e conexões metálicas. Veja resumo enviado pelos autores e o resultado desse processo.

"O projeto e o processo de produção do galpão oficina em Bambu apresentado neste trabalho é fruto de quase dois anos de cooperação junto à Associação de Agricultores Viverde, Universidade Estadual Paulista e Unisol. O sistema é composto de pilares de aroeira roliça, estrutura de cobertura formada por pórticos em bambu in natura e conexões metálicas.

O desenvolvimento do detalhamento das peças e ligações, por meio de desenhos técnicos de cada componente, permitiu a elaboração de encaixes com precisão e padronização com vistas à otimização da execução, economia de tempo, de matéria-prima e de energia na linha de montagem. Nesse processo, fez-se necessário a criação e o aprimoramento de gabaritos para facilitar a montagem das peças.

Foram registradas as etapas de montagem dos componentes junto ao Laboratório Experimental de Bambu e Processamento de Madeiras da UNESP/FEB. Os resultados obtidos permitem concluir o bom desempenho do processo de pré-fabricação de componentes de Bambu."

Acesso o artigo completo no link abaixo.

Projeto de Produção e Processo de Pré-fabricação de Componentes de Bambu

The design and production process of the workshop shed made of bamboo presented in this paper is the result of almost two years of cooperation between Viverde Farmers Association, Universidade Estadual Paulista and Unisol. The system consists of rounded aroeira pillars, a roof structure formed by in natura bamboo frames and metal connections.

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Componentes de Bambu: Projeto de Produção e Processo de Pré-fabricação" 02 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916185/componentes-de-bambu-projeto-de-producao-e-processo-de-pre-fabricacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.