Foster + Partners planeja projetar a nova torre para a Catedral de Notre-Dame

O escritório Foster + Partners fez coro a uma série de outros profissionais que entrarão no concurso internacional para projetar a nova torre da Catedral de Notre-Dame. Segundo o The Times, Foster propôs um pináculo de vidro e aço que será “leve e arejado”, a ser erguido sobre a cobertura da catedral.

Incêndio na Notre-Dame. Imagem © Francois Guillot / AFP

A catedral de 856 anos sofreu grandes danos quando o fogo destruiu sua torre central e dois terços de sua cobertura, bem como partes de seu interior. A construção da catedral, que é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura gótica na Europa, começou em 1163. A estrutura foi concluída em 1345, e recebe cerca de 13 milhões de pessoas por ano, isto é, mais de 30 mil por dia. A catedral estava passando por reformas depois que rachaduras começaram a aparecer na estrutura de pedra, levantando preocupações sobre a estabilidade do edifício. 

Incêndio na Notre-Dame. Imagem © Erieta Attali

A antiga estrutura de cobertura da Notre-Dame remonta ao século XII e foi apelidada de "Floresta", sendo composta por 1.300 elementos de madeira. Foster propôs um projeto atualizado com vidro e aço que poderia comportar uma plataforma de observação. Norman Foster disse ao The Guardian que, “em todos os casos, o substituto usou a mais avançada tecnologia de construção da época. Nunca reproduziu o original. Em Chartres, as madeiras do século XII foram substituídas no século XIX por uma nova estrutura de ferro fundido e cobre. A decisão de realizar um concurso para a reconstrução de Notre-Dame deve ser aplaudida porque é um reconhecimento dessa tradição de novas intervenções."

O primeiro-ministro Édouard Philippe fez o anúncio do concurso após uma reunião especial realizada pelo presidente francês Emmanuel Macron sobre a reconstrução da catedral. Philippe disse que a competição daria à catedral "uma torre adequada às técnicas e desafios do nosso tempo". Até agora, mais de um bilhão de dólares foram prometidos para reconstruir a Notre-Dame.

Nota do editor: O escritório Foster + Partners ainda não desenvolveu nenhuma proposta, apenas manifestou interesse pelo concurso.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Foster + Partners planeja projetar a nova torre para a Catedral de Notre-Dame" [Foster + Partners to Create Proposal for New Notre Dame Spire] 24 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915746/foster-plus-partners-propoe-nova-torre-para-a-catedral-de-notre-dame> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.