Bak Gordon propõe campus para a Universidade de Padova inspirado em pórticos e aquedutos

Se quiséssemos referir uma das marcas mais distintivas da cidade de Padova, no que à sua estrutura urbana diz respeito, seria inevitável dar conta de uma rede de pórticos e galerias cobertas que organizam os percursos e se abrem para definir espaços de praça, lugares públicos de convergência comunitária.

Bak Gordon propõe campus para a Universidade de Padova inspirado em pórticos e aquedutos - Mais Imagens+ 6

Esta rede de pórticos e espaços vazios empresta à cidade e ao seu ambiente urbano uma atmosfera única em que o espaço publico se oferece mais confortável, e onde a vida urbana ganha um caráter intimo e um sabor quase domestico.

Os edifícios mais preponderantes são envolvidos por praças e espaços vazios, criando uma interessante ambiguidade entre positivo e negativo, em que ambos contribuem para as virtudes do espaço urbano.

Este modo de construir a cidade é também uma resposta às condições geográficas e climáticas do lugar, protegendo a habitabilidade urbana das condições adversas do Inverno ou dos verões quentes da planície Padovana. 

Piave Futura - auditório. Image © Stefano Farina. Cortesia de Bak Gordon Arquitectos

Novo Campus / Hortus Magnus

A primeira condição que o projeto do novo campus impõe a si próprio é a de estender de novo a cidade de Padova até ao lugar do convento de Santo Agostinho, substituindo um espaço isolado e esquecido por um lugar de futuro que volte a ser uma nova porta da cidade e um lugar estratégico de desenvolvimento urbano.

É para isso indispensável edificar uma urbanidade neste lugar que constitua uma continuidade morfológica com o centro histórico, recriando um novo Hortus Magnus, uma nova escola capaz de difundir o saber e o conhecimento, e voltar a ser o motor de agregação entre uma comunidade científica altamente qualificada e os cidadãos que aqui encontrarão uma extensão natural da sua cidade. 

Piave Futura - vista aérea. Image © Stefano Farina. Cortesia de Bak Gordon Arquitectos

Pórtico / Aqueduto (Sistema e Infraestrutura)

A ideia de pórtico e aqueduto fundidos num único elemento e transformados numa infraestrutura urbana capaz de gerar um sistema regulador constitui o DNA do projeto.

É esta instrução genética, cuja origem é colhida na historia remota da cidade e do seu funcionamento, que aqui se manipula para garantir um sistema capaz de associar todos os tempos e arquiteturas, espaços cheios e vazios, estruturar o território e assegurar-lhe uma infraestrutura técnica, tecnológica e altamente eficaz, dando origem a um lugar simultaneamente atemporal e absolutamente novo.

Este sistema é utilizado para assegurar as ligações entre todos os edifícios do campus, disponibilizando atravessamentos e áreas de estadia cobertas, ao mesmo tempo que garante uma rede de ligações de infraestruturas técnicas entre todos os volumes construídos. Esta rede tecnológica e sistêmica, dispensa ser transportada em subsolo evitando assim todos os confrontos com um potencial campo arqueológico e oferecendo-se como elemento acessível e de fácil manutenção.

Situação. Image © Stefano Farina. Cortesia de Bak Gordon Arquitectos

Mas é também este pórtico/aqueduto que organiza e dimensiona toda a estrutura do lugar, subdividindo os diferentes setores, dando origem a uma matriz de espaços vazios com limites definidos mas absolutamente permeáveis. 

Talvez um dos aspectos mais interessantes deste sistema seja o fato de se poder, através da sua materialização, definir tanto os espaços cobertos exteriores quanto as novas edificações sem a necessidade de outra arquitetura que não a da sua própria gênese.

FICHA TÉCNICA

  • Arquitetura Coordenação: Bak Gordon Arquitectos
  • Especialidades e Associados: Studio Muratori & Zanon, Studio Associato Tranchida, Studio Campanella Tessoni, STC Group, PROAP, Ar.glo. Engineering Group, Geoarcheologi Associati, Antonio Buggin, Federico Muratori e Luciano Ricci
  • Colaboração: José Pedro Cano, Pietro Dardano, Fábio Ferreira, Maria Barreiros, Barbara Fonseca, João Aires Neves
  • Localização: Padova, Itália
  • Cliente: Università Degli Studi di Padova
  • Áreas: 29.315 m² de área construída
  • Data: Concurso 2019
  • Custo: 46.796.933,00 €
  • Imagens: Stefano Farina

Texto enviado pelo escritório.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Bak Gordon propõe campus para a Universidade de Padova inspirado em pórticos e aquedutos" 26 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915680/bak-gordon-propoe-campus-para-a-universidade-de-padova-inspirado-em-porticos-e-aquedutos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.