10 Árvores e plantas de pequeno porte para arborização urbana

Os benefícios da vegetação urbana são inúmeros e bastante conhecidos. Além do sombreamento do espaço público e produção de oxigênio, árvores e arbustos contribuem com o conforto térmico, por meio da umidificação do ar, e acústico, podendo ser empregados em barreiras que minimizam os ruídos. 

    A escolha das espécies erradas, no entanto, pode acarretar em contratempos inoportunos, do rompimento de calçamentos e tubulações de água, esgoto e eletricidade pelas raízes ao entupimento de bueiros pelas folhas ou manchas nas calçadas devido à coloração dos frutos. Assim, é essencial tomar algumas precauções antes de escolher as árvores e arbustos que serão plantados.

    De modo geral, as prefeituras municipais contam com um plano de arborização urbana desenvolvido por especialistas que define as espécies que podem ser plantadas nos espaços públicos da cidades. Antes de qualquer decisão, portanto, é preciso entrar em contato com estas autoridades - que geralmente ficam responsáveis pela poda dos espécimes plantados.

    Visando auxiliar a escolha das árvores e arbustos a serem plantados no ambiente urbano, o portal Plantei compilou uma pequena lista de dez espécies que são adequadas ao ambiente das cidades e que não oferecem riscos às demais infraestruturas e sistemas urbanos.

    Segundo o website, as principais características que uma árvore para arborização urbana deve ter são:

    • Não ser invasora;
    • Não ser tóxica;
    • Não possuir espinhos;
    • Não ter frutos ou flores grandes;
    • Não possuir raízes superficiais ou agressivas;
    • Não possuir madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins (evite árvores de crescimento rápido);
    • Não ser de grande porte (acima de 20 metros de altura).

    Veja a lista completa aqui. E navegue pelo portal para outras dicas sobre vegetação urbana.

    Fonte: Plantei.

    Sobre este autor
    Cita: Romullo Baratto. "10 Árvores e plantas de pequeno porte para arborização urbana" 23 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915574/10-arvores-e-plantas-de-pequeno-porte-para-arborizacao-urbana> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.