Educational Landscape – Panorama educação nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro 

Educational Landscape, é um projeto de visualização de dados em uma interface interativa, a partir de um mapa de densidade-ponto que representa a população com 25 anos ou mais, classificada segundo o nível de escolaridade.

São Paulo

A visualização mostra a distribuição da população adulta por nível educacional nas duas maiores regiões metropolitanas do Brasil, São Paulo (21,2 milhões de habitantes) e Rio de Janeiro (12,3 milhões de habitantes), sendo altamente importante para visualizar as desigualdades socioeconômicas históricas presentes no território brasileiro, e a necessidade de usar esse tipo de informação para abordar em múltiplas escalas a segregação social e econômica.

Utilizou-se dados do setor censitário Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Dessa forma, o banco de dados foi processado para representar a concentração da população como pontos (pessoa=ponto), gerando coordenadas geográficas aleatórias para cada ponto em seu setor censitário correspondente, codificadas por cores de acordo com seu nível de escolaridade.

Em algumas áreas específicas das cidades, a ênfase está claramente nas disparidades socioeconômicas, e é exatamente aí que a maioria dos desafios se encontra, mas também o maior potencial dessa visualização de dados urbanos.

São Paulo - Rio de Janeiro

Uma das intenções deste projeto de visualização de dados é fornecer material para discussões e práticas que colocam a Educação como o eixo central para o desenvolvimento do nosso país.

Educational Landscape

It's a density-dot map that represents the population aged 25 and over by their highest level of education in São Paulo and Rio de Janeiro Metropolitan Regions.

Sobre este autor
Cita: Mapping Lab. "Educational Landscape – Panorama educação nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro " 23 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915479/educational-landscape-nil-panorama-educacao-nas-regioes-metropolitanas-de-sao-paulo-e-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.