30 dias pelo direito à cidade

Um mês de debates pelo direito à cidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Programação inclui audiência pública, fórum de debates, apresentação de projetos de Lei e site com reflexões de especialistas; iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos e do deputado Fábio Felix.

Às vésperas do aniversário de 59 de Brasília, especialistas em arquitetura, urbanismo e meio ambiente, movimentos de luta por moradia, artistas e sociedade civil vão debater os desafios para tornar a cidade mais acessível e democrática.

Com o objetivo de pensar em alternativas para as questões mencionadas, foi idealizado o projeto 30 Dias Pelo Direito à Cidade, com um site lançado no dia 1º de Abril onde, durante 30 dias, um novo artigo será publicado com reflexões de especialistas sobre os desafios para tornar a metrópole brasiliense mais desenvolvida do ponto de vista da acessibilidade, da mobilidade urbana e do acesso aos bens culturais. Serão textos sobre a preservação do patrimônio arquitetônico do DF, sobre mobilidade, direito à moradia, qualidade de obras públicas e apropriação social e cultural dos espaços públicos, por exemplo.

Também serão apresentados Projetos de Lei que têm o objetivo de estimular a convivência comunitária e de democratizar o espaço urbano. Serão formuladas, ainda, recomendações ao Governo do Distrito Federal, com indicações de melhorias nas áreas de mobilidade, cultura, meio ambiente e patrimônio. Uma agenda de ações nessas temáticas também será decidida de forma conjunta.

Direito social à habitação e implementação do projeto Orla Livre

A programação inclui debates, lançamento de cine clube na CLDF e uma Audiência Pública cuja temática gira em torno do direito à moradia, entendido pelo Distrital como um dos maiores desafios para o poder público.

O Masterplan do Projeto Orla Livre, vencedor do concurso público nacional de projeto para implementação de melhorias na Orla do Lago Paranoá, também será objeto de debate. O objetivo é cobrar do GDF tanto a participação da CLDF no grupo de trabalho que analisa o tema, quanto cobrar que o governo execute o projeto. “Foi um longo processo de desobstrução do espaço público e de consulta popular, que culminou na realização de um concurso que envolveu grandes especialistas em arquitetura e urbanismo. A sociedade atesta e aguarda a realização das melhorias, não podemos deixar que o governo Ibaneis dê mais esse passo pra trás”, finaliza Fábio Felix.

Programação - 30 Dias Pelo Direito à Cidade

01/04
Lançamento oficial do site e da campanha 30 dias pelo Direito à Cidade - -> https://fabiofelix.com.br/30-dias-pelo-direito-a-cidade

08/04
Mostra de curtas sobre o Direito à Cidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal

17/04
Audiência Pública na Câmara Legislativa do DF sobre a Função Social da Cidade, Remoções e Direito à Moradia

29/04
Fórum permanente pelo direito à Cidade na CLDF - Cidade e Cultura
Mercado Sul, Setor Comercial Sul, Centro Histórico de Planaltina e Lei do Silêncio.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "30 dias pelo direito à cidade" 12 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914993/30-dias-pelo-direito-a-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.