3GATTI propõe uma "espaçonave verde" para a nova Biblioteca de Madri

Uma espaçonave verde parece ter aterrissado em Villaverde, Madri, na proposta do escritório de arquitetura 3GATTI para a nova biblioteca municipal. O projeto do explora a curiosidade do público para atrair visitantes e criar uma presença icônica na cidade. A biblioteca é dividida em dois andares: o nível do solo é transparente e aberto, destinado a abrigar os ambientes públicos e e com alto índice de ruído do programa; já o piso superior compreende, de fato, o objeto arquitetônico, que flutua acima do solo e abriga os espaços de estudo.

3GATTI propõe uma espaçonave verde para a nova Biblioteca de Madri - Mais Imagens+ 9

Sendo a verdadeira “espaçonave” do projeto, o piso superior é composto por uma base de concreto e tijolo, pulverizada com gesso escuro, que suporta um volume de estrutura metálica vermelha. Suas paredes são revestidas por trepadeiras que darão um aspecto natural ao edifício. 

© 3GATTI

Na estação quente, as vinhas crescem rapidamente e cobrem a estrutura com folhas verdes, protegendo-as da luz solar forte. No outono, as folhas ficarão avermelhadas antes de cair no inverno e deixar para trás apenas a superestrutura transparente. O gesso escuro exposto nos meses mais frios absorve mais luz solar e serve para aquecer passivamente o edifício.

© 3GATTI

O volume superior monolítico é dividido para criar um pátio interno e outros dois externos voltados para a rua de pedestres. As paredes voltadas para os pátios são envidraçadas para proporcionar vistas tranquilas para o exterior. 

Diagrama - Elementos da Biblioteca Image © 3GATTI

Contrapondo-se ao volume do espaço superior, o piso inferior é integrado ao contexto urbano através da transparência e de vários pontos de acesso. A fachada da biblioteca voltada para a rua se recua para criar um espaço público maior em frente ao prédio. A parte de trás do terreno é deixada livre para criar um caminho peatonal conectado às ruas do bairro.

© 3GATTI

O objetivo do 3GATTI é criar um edifício verdadeiramente público que vá além de um espaço para armazenar livros. A biblioteca foi concebida como um organismo que pode interagir com o entorno de maneira aberta e flexível, fomentando discussões sobre o meio ambiente, vida cívica e educação.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "3GATTI propõe uma "espaçonave verde" para a nova Biblioteca de Madri" [3GATTI Proposes 'Green Spaceship' for Madrid Library] 16 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914992/3gatti-propoe-uma-espaconave-verde-para-a-nova-biblioteca-de-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.