Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão

Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 3 de 29
© Marco Beck Peccoz

A Carlo Ratti Associati, trabalhando em colaboração com a empresa de energia Eni, desenvolveu uma estrutura arquitetônica feita de cogumelos, lançada na Semana de Design de Milão. “O Jardim Circular” foi cultivado com o solo produzido nas últimas seis semanas e retornará ao solo no final do mês. A estrutura é composta por uma série de arcos que representam um micélio de 1 km de comprimento, num experimento de estruturas sustentáveis que podem crescer organicamente.

Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 2 de 29Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 3 de 29Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 4 de 29Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 5 de 29Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Mais Imagens+ 24

Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 2 de 29
© Marco Beck Peccoz

O Jardim Circular extrapola a ideia de micélio (a raiz fibrosa dos cogumelos) com uma série de arcos de 6 metros de altura feitos do material espalhado pelo Orto Botanico. Para criar a estrutura, o projeto inspirou-se no método “catenária invertida” de Antoni Gaudi, empregado na Sagrada Família em Barcelona. De acordo com esse método, a estrutura de compressão encontra sua forma usando catenárias suspensas, que são então invertidas. O resultado, no Jardim Circular, é uma série de quatro “salas abertas” espalhadas pelo jardim.

Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 5 de 29
© Marco Beck Peccoz

O micélio foi cultivado nos dois meses anteriores à abertura do Jardim Circular, com a ajuda de especialistas em micologia, como o laboratório holandês Krown.Bio. Esporos foram injetados no material orgânico para iniciar o processo de crescimento. Como muitos pavilhões para exposições temporárias criam grandes quantidades de resíduos, o Jardim Circular traça um caminho mais sustentável, com cogumelos, corda e lascas de madeira trituradas e devolvidas ao solo após o final da exposição.

Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 29 de 29
© Marco Beck Peccoz

A natureza é uma arquiteta muito mais inteligente que nós. À medida que continuamos nossa busca coletiva por uma arquitetura "viva" mais responsiva, iremos cada vez mais mesclar as fronteiras entre os mundos natural e artificial. E se no futuro pudermos programar a matéria para "cultivar uma casa" como uma planta? O incrível jardim botânico de Milão, no centro da cidade, parecia o local ideal para esse experimento.
-Carlo Ratti, sócio-fundador da CRA e diretor do MIT Senseable City Lab

Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão - Imagem 28 de 29
© Marco Beck Peccoz

Parte da exposição INTERNI Human Spaces, a instalação estará em exibição pública de 9 a 19 de abril no Orto Botanico de Milão.

Via: Carlo Ratti Associati

Consultoria Artística: Italo Rota
Equipe CRA:
Carlo Ratti, Giovanni de Niederhausern, Saverio Panata (gerente de projeto), Luca Giacolini, Alessandro Tassinari, Nicola Scaramuzza
Equipe de Execução CRA:
Alessandro Peretti Griva, Carlo Turati, Corrado Castiglioni, Luca Cianfriglia
Renderizações (Equipe gráfica da CRA):
Gary di Silvio, Gianluca Zimbardi
Consultores de Micologia:
Krown.bio

Salone del Mobile Milano 2019 | ArchDaily

Learn more about the most important event in the world of furniture.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Carlo Ratti cria estrutura feita de cogumelos para a Semana de Design de Milão" [Carlo Ratti Unveils Structure Grown from Mushrooms at Milan Design Week] 13 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914761/carlo-ratti-cria-estrutura-feita-de-cogumelos-para-a-semana-de-design-de-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.