Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo

Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo - Mais Imagens+ 14

Após serem vítimas de bombardeio, os edifícios parecem ter apenas um destino: a destruição. Severamente danificada durante a Guerra Civil Espanhola, a Igreja Gótica de Vilanova de la Barca (Lleida, Espanha), do século XIII, permaneceu abandonada desde 1936.

Foi apenas quase 80 anos depois que os remanescentes da estrutura – partes das naves, a fachada oeste e a abside ao leste – passaram por um processo de restauração e reforma. Desta vez, no entanto, o edifício não foi concebido para ser usado como uma igreja, mas como um salão multiuso.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Apesar de sua abordagem contemporânea, as intervenções da AleaOlea não escondem o passado do edifício: ainda é possível entender sua história como um local de culto da era medieval ou como uma ruína da guerra. Nesse sentido, o projeto é tanto um novo espaço comunitário quanto um monumento à memória da tradição católica espanhola e da história beligerante do país.

© Laurian Ghinitoiu

A transição gradual do antigo para o novo é construída através do arranjo de tijolos brancos, delicadamente colocados sobre as antigas paredes de cantaria. Esta fachada de tijolo parcialmente sobreposta foi finalizada com um novo telhado de duas águas e telhas cerâmicas, criando texturas e efeitos de iluminação que destacam as estruturas já dramáticas típicas das igrejas góticas, como a abóbada de arcos e os dois contrafortes laterais que marcam a transição entre a nave principal e a abside. Como os arquitetos afirmaram: “todo o sistema é concebido como um novo fechamento arquitetônico de cerâmica, gentilmente apoiado nos restos das antigas paredes”.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Se de fora a nova estrutura visa restaurar a volumetria e a aparência original da igreja, é através de sua textura e luz que o projeto consegue mudar a percepção do interior do edifício, adaptando graciosamente sua imagem ao seu novo uso: um espaço flexível para a comunidade. Novas janelas, paredes brancas e a adição de um pátio intensificam a luz natural que agora preenche o espaço. E, talvez em uma referência ao mapa de Nolli, ao mudar o sistema de circulação, o projeto cria um limiar entre o exterior e o interior que faz com que o edifício funcione simultaneamente como uma extensão do espaço público externo.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Todas são operações simples e, no entanto, juntas, elas realizam algo extraordinário: mudar a imagem e a função de uma tipologia altamente carregada, sem trair ou ocultar seu passado. Além disso, “estabelecendo um diálogo arquitetônico entre o antigo e o novo, o passado e o presente”, o projeto traz de volta aquilo que foi provavelmente a perda mais importante: um lugar para as pessoas se reunirem como uma comunidade.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hernández, Diego. "Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo" [Preserving the Sense of Community: From Church to Rec Center] 06 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914271/preservando-o-sentido-de-comunidade-de-igreja-a-centro-recreativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.