Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura

Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Banco, CadeiraPavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - JanelaPavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Escada, Banco, CorrimãoPavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Janela, CadeiraPavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Brasil Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2004
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Ducci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arte Seca, Camargo e Silva, Mar Mosaico
  • Autores: Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Cicero Ferraz Cruz
  • Equipe: Bruno Levi, Gabriel Grinspum e Luciana Dornellas
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma estrutura metálica dá suporte a uma construção discreta, acomodada ao desnível do terreno em declive, na vila madalena. Não é uma casa, não é um clube, não é um salão de festas, não é uma academia, não é um atelier: é um pouco disso tudo junto, e chegou até a ser chamado no princípio do projeto de pavilhão de tudo.

Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Fachada, Janela
© Daniel Ducci
Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Imagem 18 de 26
Plantas Térreo e Cobertura
Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Escada, Banco, Corrimão
© Daniel Ducci

Duas grandes vigas metálicas invertidas, à lá mies van der rohe no crown hall, suportam uma cobertura plana , de estrutura secundária também metálica, descarregando todo o peso até o solo em 4 pilares metálicos. Nas duas bordas laterais do terreno, dois grandes muros participam da estrutura dividindo as cargas com os pilares e fazendo os fechamentos. os pilares já servem de marcos para as grandes portas metálicas que abrem para frente e para os fundos do lote, grandes bocas, como hangares de avião, criando ventilação cruzada total e integração os espaços internos e externos.

Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Cadeira
© Daniel Ducci

Estas portas de aproximadamente 3x3m com estrutura interna metálica, são fechadas por um jogo de painéis alternados de vidro e de chapa lisa de aço, e correm “bobas” para qualquer posição que se queira dentro do grande vão da estrutura do galpão. Um muro de arrimo de concreto contém o corte de acerto do terreno e suporta a parte frontal da estrutura.

No programa, uma grande cozinha, sauna, piscina aquecida, espaços para descansar e até morar, espaços para criar cercam o que poderíamos chamar de praça coberta. na entrada, entre o muro que fecha o contato para a rua, um jardim intimista com muita vegetação e tanques de peixes. nos fundos, ligado ao grande espaço “praça” e ao deck da piscina uma escada-arrimo, como as escadas de Alvar Aalto, faz a ligação com um pequeno campo de futebol arremata os usos. espaço múltiplo, pavilhão de tudo.

Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura - Janela, Cadeira
© Daniel Ducci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Girassol / Brasil Arquitetura" 06 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913725/pavilhao-girassol-brasil-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.