MaoHaus / AntiStatics Architecture

Vista Externa MaoHaus. Imagem © Xia Zhi

MaoHaus / AntiStatics Architecture - Mais Imagens+ 47

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Xia Zhi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ductal®

Descrição enviada pela equipe de projeto. MaoHaus é uma fachada experimental que explora o contexto histórico, os potenciais dos materiais, a nova indústria e as qualidades performativas dentro da arquitetura. Utilizando uma moldura simples e as condições da estrutura existente, a fachada entra no espaço do hutong (becos que formam a antiga cidade de Pequim) como um tecido que flui. Essa fluidez é expressada através do material convencionalmente rígido do concreto que questiona as percepções inerentes da materialidade por meio da forma. Além da ondulação, as perfurações na superfície servem para filtrar a luz. Durante o dia, os raios do sol entram no átrio e, durante a noite, as aberturas revelam com precisão um tríptico do retrato do presidente Mao. A expressão do presidente no interior da fachada é um aceno ao contexto histórico do terreno. O trabalho está localizado em um hutong no centro de Pequim, ao lado da loja de artes The People's Art House, que já foi um dos principais produtores da imagem, agora icônica, do presidente.

Vista Externa MaoHaus. Imagem © Xia Zhi
Diagrama Conceito. Imagem Cortesia de AntiStatics Architecture
Vista Noturna MaoHaus. Imagem © Xia Zhi

A estrutura da fachada aproveita as propriedades do material de concreto de alto desempenho para criar uma nova forma arquitetônica. Com uma altura de 4 a 7 metros, 2 metros de largura e 7 centímetros de espessura, os 6 painéis individuais cobrem a fachada sem a necessidade de subestrutura ou suporte. Cada painel é feito como um único molde de CNC (controle numérico computadorizado). Gerada no computador através de algoritmos de dinâmica de fluidos, a curvatura da superfície porosa fina serve para transportar mais eficientemente as cargas da estrutura para a base.

Vista Externa MaoHaus. Imagem © Xia Zhi
Detalhe Painel
Detalhe MaoHaus. Imagem © Xia Zhi

O conjunto de aberturas através da superfície realiza várias funções dentro do projeto, elimina o peso para a integridade estrutural, expressa imagens e o contexto histórico e também serve como um meio de interagir com o usuário dentro do espaço estreito da viela. Em uníssono com a superfície curvilínea, as aberturas se alinham a uma determinada porção no espaço. Os visitantes do terreno irão experimentar e interagir com a fachada de uma forma muito diferente, dependendo da sua posição relativa, bem como da hora da visita. A partir de certas vantagens, a fachada revela a imagem incorporada enquanto, desde outros pontos, ela pode ser lida como um pôster congelado no tempo.

Vista Interior MaoHaus. Imagem © Xia Zhi

MaoHaus procura explorar vários elementos dentro de uma expressão singular. Em termos de inovação em materiais, a fachada excede os limites do que pode ser alcançado com materiais arquitetônicos aparentemente convencionais. Buscando um design multifacetado, o projeto existe como uma síntese de propriedades de materiais, ferramentas computacionais personalizadas com referência histórica, contexto e expressão.

Terreno MaoHaus. Imagem © Xia Zhi

Originalmente publicado em Março 19

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Banqiao South Alley, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "MaoHaus / AntiStatics Architecture" [The MaoHaus / AntiStatics Architecture] 29 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912927/maohaus-antistatics-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.