Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos

O arquiteto húngaro-francês, Yona Friedman, acaba de inaugurar seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea e o Design District de Miami, o projeto foi apelidado de Space-Chain Phantasy-Miami 2019 e encontra-se instalado dentro do Paradise Plaza do Design District. A partir de sua vasta experiência no desenvolvimento de instalações públicas que promovem a democratização do uso dos espaços públicos, o mais novo protótipo criado por Friedman foi inspirado pela própria história da cidade de Miami. A partir do ponto de vista de Yona Friedman, a arquitetura deve ser algo flexível, móvel e capaz de ajustar-se às necessidades específicas dos seus usuários.

Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos - Mais Imagens+ 9

Space-Chain Phantasy-Miami 2019 Prototype. Imagem Cortesia de MDD & ICA

A iniciativa criada pelo Instituto de Arte Contemporânea de Miami (ICA), foi inaugurada em parceria com o Design District no ano de 2017. A instalação de arte pública criada pelo arquiteto francês procura dar continuidade a esta ação colaborativa entre as duas instituições. A curadoria do projeto leva a assinatura de Alexandra Cunningham Cameron e Gean Moreno, curadores do ICA Miami. A inauguração do Space-Chain Phantasy-Miami 2019 foi acompanhada pelo lançamento de uma publicação de mais de 100 páginas com ensaios acadêmicos e projetos gráficos recém saídos do forno, incluindo participações de Teddy Cruz, Fonna Forman e Jimenez Lai, entre outros importantes nomes.

Space-Chain Phantasy-Miami 2019 Prototype. Imagem Cortesia de MDD & ICA

“Friedman é reconhecido como um dos grandes pensadores do período pós-guerra”, afirma Gean Moreno, curador responsável pelo projeto de Yona Friedman juntamente com Alexandra Cunningham Cameron. “Ele foi responsável pelo desenvolvimento de uma série de teorias inovadoras impulsionadas por uma prática altamente conceitual que transita entre diversas disciplinas como a sociologia, o planejamento urbano, o cinema, a matemática, a economia e ciências da informação. As idéias defendidas por Friedman enfatizam a liberdade e a autonomia individual dos usuários, questionando os avanços tecnológicos e exigindo uma relação mais responsável para com o meio ambiente”.

Space-Chain Phantasy-Miami 2019 Prototype. Imagem Cortesia de MDD & ICA

"É uma honra enorme para todos nós receber um projeto concebido e desenvolvido por Yona aqui no Design District de Miami, estamos emocionados de que esta seja a sua primeira instalação de arte pública nos Estados Unidos da América", disse Craig Robins, CEO da Dacra Development e investidor do Design District. A iniciativa lançada pelo ICA de Miami culmina com a inauguração de uma obra extraordinária bem aqui no coração do Distrito, na nossa Paradise Plaza”.

Nas últimas duas décadas, Yona Friedman tem trabalhado em projetos expositivos em diversas instituições internacionais, incluindo o documenta, em Kassel, Alemanha; a Serpentine Gallery, em Londres; e a Bienal de Veneza, entre muitos outros. Obras do famoso arquiteto e pensador francês podem ser encontradas nos acervos das mais importantes coleções de arte do mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos" [Yona Friedman's First U.S. Public Project Comes to Miami] 10 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912867/yona-friedman-inaugura-seu-primeiro-projeto-de-arte-publica-nos-estados-unidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.