David Adjaye projeta primeiro pavilhão de Gana para a Bienal de Arte de Veneza

Enquanto a próxima edição da Bienal de Veneza para Arquitetura está há mais de um ano de distância, a edição de arte está próxima. Gana, país que participará pela primeira vez do maior evento de artes do mundo, anunciou o arquiteto responsável por seu pavilhão: ninguém menos que Sir David Adjaye.

"Poder mostrar a diversidade e criatividade de Gana em escala internacional é uma conquista incrível e mostra o talento que temos para oferecer", disse Adjaye em comunicado. "O compromisso e a inspiração apresentados pelo presidente ao comissionar este pavilhão é um testemunho do que o nosso país tem para oferecer à comunidade artística."

O pavilhão de Gana em Veneza contará com a participação de diversos artistas de renome, incluindo a curadora Felicia Abban, John Akomfrah, El Anatsui, Ibrahim Mahama, Selasi Awusi Sosu e Lynette Yiadom-Boakye. A equipe de organização será liderada pela historiadora de arte e cineasta Nana Oforiatta Ayim, pelo curador Okwui Enwezor e pelo arquiteto David Adjaye. Intitulado "Liberdade de Gana", o pavilhão celebrará não apenas as seis décadas de independência de Gana da Grã-Bretanha, mas também a emergência de uma era de ouro para o continente africano em geral.

Catedral Nacional de Gana. Imagem © Cortesia de Adjaye Associates

“A conversa sobre as nações está se ampliando diante das questões de migrações”, explicou a curadora Nana Oforiatta Ayim à artnet. “[Estamos] redefinindo nossas conexões com a diáspora ao longo de nosso 'ano de retorno'; discutindo o que poderia significar o retorno de nossos objetos culturais, e, assim, como poderíamos nos redefinir no mundo; e, finalmente, sair do estado "pós-colonial" para um futuro que ainda temos que imaginar." A Bienal de Arte será realizada de 11 de maio a 24 de novembro no Arsenale e Giardini de Veneza.

O pavilhão é um projeto profundamente pessoal para Adjaye que, embora viva hoje em Londres, passou parte de sua infância em Gana (ele é filho de um diplomata de Gana). O arquiteto tem vários projetos importantes construídos ou em andamento em seu país natal, mais notavelmente a Catedral Nacional de Gana.

O pavilhão marca mais um projeto na já movimentada vida profissional de Adjaye que, além de trabalhar em Veneza, também colaborará com as Serpentine Galleries na seleção de um pavilhão de Realidade Aumentada e segue trabalhando no primeiro Memorial do Holocausto em Londres.

Via artnet.

Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "David Adjaye projeta primeiro pavilhão de Gana para a Bienal de Arte de Veneza" [David Adjaye to Design Ghana's First Ever Pavilion at the 2019 Venice Art Biennale ] 28 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912309/david-adjaye-projeta-primeiro-pavilhao-de-gana-para-a-bienal-de-arte-de-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.