Casa HC / grupo pr - arquitetura e design

Casa HC / grupo pr - arquitetura e design - Janela, FachadaCasa HC / grupo pr - arquitetura e design - Fachada, JardimCasa HC / grupo pr - arquitetura e design - Porta, Janela, FachadaCasa HC / grupo pr - arquitetura e design - Janela, Fachada, Corrimão, TerraçoCasa HC / grupo pr - arquitetura e design - Mais Imagens+ 40

Gleba Ribeirão Sarandi, Brasil
  • Arquitetos: grupo pr - arquitetura e design; grupo pr - arquitetura e design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  869
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jefferson Ohara
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atelier Portinari, Bella Pedra, Doki Home, Fibrillare, Goldline, MADECOR Marcenaria, Urban Arts, Única PVC
Casa HC / grupo pr - arquitetura e design - Janela, Jardim
© Jefferson Ohara

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma arquitetura que faz referência ao estilo brutalista, o projeto da Casa HC explora o uso do concreto aparente e das grandes estruturas em balanço para caracterizar a proposta do que foi sugerido pelo cliente. A topografia do terreno foi determinante para solucionar a implantação desta residência, tirando partido do desnível para estabelecer a sua volumetria e a organização dos espaços.

Casa HC / grupo pr - arquitetura e design - Janela, Fachada, Aido
© Jefferson Ohara

Com isso, os três platôs existentes são manipulados de forma a acolher em níveis subsequentes a quadra de tênis, a piscina mais pavimento térreo e o segundo pavimento. Para tal, a casa apresenta uma sobreposição de formas que ajudaram a estabelecer o programa.

Casa HC / grupo pr - arquitetura e design - Janela, Aido
© Jefferson Ohara

O térreo com um formato em “L” foi implantado para criar o plano principal, definido para abrigar garagem, áreas de serviço, social e lazer. O pavimento superior em formato de prisma retangular cria a composição final da casa em formato T visto em planta. As grandes aberturas e transparências no térreo são características que potencializam paisagem natural localizada a frente do lote, com extensos panos de vidro, que podem ser recolhidos, integrando espaço interno e externo.

Casa HC / grupo pr - arquitetura e design - Fachada, Janela
© Jefferson Ohara
Planta Térreo
Casa HC / grupo pr - arquitetura e design - Fachada
© Jefferson Ohara

Através do apoio do prisma superior e dos vãos existentes no térreo, surgiram dois pontos característicos do projeto vinculados ao sistema construtivo: o uso do concreto protendido permitiu criar um balanço de 7,60 metros que abriga o estar no pavimento térreo, e o vão de 20,30 metros com apenas um apoio no centro, que abriga toda a área de lazer da casa. Na cobertura, se localiza uma grande varanda para os quartos do andar superior.

Casa HC / grupo pr - arquitetura e design - Janela, Fachada
© Jefferson Ohara

A piscina apropriou-se do talude, integrando mais uma vez o elemento arquitetônico com à natureza, inserindo à borda infinita e o espelho d água para mimetiza-lo a paisagem. Em contraponto ao concreto aparente, a utilização dos materiais como pedras, madeira e cores neutras, além de dar o aconchego ao abrigo contextualizam a estância em que o projeto está inserido.

Casa HC / grupo pr - arquitetura e design - Janela, Porta, Cadeira, Fachada, Aido
© Jefferson Ohara

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa HC / grupo pr - arquitetura e design" 04 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912287/casa-hc-grupo-pr-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.