Henning Larsen projeta ampliação e reforma da Ópera da Bastilha em Paris

O escritório Henning Larsen foi escolhido para liderar o projeto de reforma da Ópera da Bastilha em Paris. Desenvolvida em parceria com a Reichen et Robert & Associés, a dUCKS Scéno, a Peutz & Associés Acoustic Consultants e a CET Ingénierie, a proposta inclui a ampliação do foyer público que passará a integrar-se também ao espaço da rua, além de contar com novos espaços para a realização de oficinas além de um novo auditório para até 800 pessoas.

Henning Larsen projeta ampliação e reforma da Ópera da Bastilha em Paris  - Mais Imagens+ 1

Expansão da Ópera da Bastilha. Cortesia de Henning Larsen

Organizado pela Ópera da Bastilha, o concurso tinha como principal objetivo complementar o projeto original de 1989 e tranformá-la no principal palco de Ópera de Paris. Projetada pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott em 1983, a Ópera da Bastilha foi criada no contexto dos "Grandes Projetos" que previa a construção de novos monumentos culturais para a cidade de Paris. Implantado entre a histórica praça Place de la Bastille e o jardim Viaduc des Arts, a ópera é um ícone do movimentado 12º anel urbano de Paris.

Expansão da Ópera da Bastilha. Cortesia de Henning Larsen

Søren Øllgaard, sócio e diretor de projetos da Henning Larsen, disse que a reforma e ampliação da Ópera da Bastilha será um indutor da urbanidade em meio a um dos bairros mais populosos de Paris. “O objetivo é complementar o projeto original da Ópera de uma maneira que revalorize esta bela obra de arquitetura. O edifício, neste novo contexto do século XXI, abrirá suas portas para acolher à diversidade desta movimentada área urbana de Paris, tornando-se um local essencial para o desenvolvimento da cultura social urbana. Esta é uma oportunidade única para resgatar um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade de Paris, revalorizando a obra e o legado de Carlos Ott”.

Expansão da Ópera da Bastilha. Cortesia de Henning Larsen
Expansão da Ópera da Bastilha. Cortesia de Henning Larsen

Seguindo o plano original concebido pelo arquiteto uruguaio, a ampliação da Ópera deveria criar uma nova transição arquitetônica entre o edifício e os jardins, permitindo que a vegetação do Viaduc des Arts fluísse para dentro do ambiente construído. O nosso redesenho para esta proposta cria uma nova "rua interna" de dois pavimentos dentro do foyer, proporcionando novas conexões do edifício com a vida cívica de Paris. Além disso, o projeto incluirá uma extensa renovação das áreas das oficinas, de suas instalações técnicas e áreas de apoio. Como já afirmamos durante o lançamento do concurso, nosso projeto incorpora uma visão tipicamente escandinava em relação aos materiais, à sustentabilidade e à um design mais democrático que ampliará a experiência do edifício existente e do tecido urbano onde está inserido.

A reforma da Ópera da Bastilha iniciará ainda este ano e tem conclusão prevista para 2023.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Henning Larsen projeta ampliação e reforma da Ópera da Bastilha em Paris " [Henning Larsen Selected to Expand Opéra Bastille in Paris] 11 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910918/henning-larsen-projeta-ampliacao-e-reforma-da-pera-da-bastilha-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.