SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai

O escritório multidisciplinar SuperSpatial foi selecionado como uma das 6 finalistas para o Pavilhão da Coreia do Sul na Expo 2020 em Dubai. Seu projeto explora o futuro do lixo eletrônico através de uma arquitetura que reutiliza milhares de peças de computador obsoletas como material de construção. Assumindo a forma de um anfiteatro para eventos temporários, o projeto usa a Expo como uma oportunidade para refletir sobre o problema global do lixo eletrônico, fazendo do pavilhão um meio crítico.

SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai - Imagem 2 de 11SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai - Imagem 3 de 11SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai - Imagem 4 de 11SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai - Imagem 5 de 11SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai - Mais Imagens+ 6

SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai - Imagem 3 de 11
Pavilhão da Coreia do Sul. Cortesia de SuperSpatial

A equipe com sede em Milão, juntamente com o arquiteto coreano Joon Ma, foi premiada com menção honrosa no concurso para o pavilhão. De acordo com os arquitetos, a Coreia do Sul é um dos países líderes na produção de componentes eletrônicos, e o pavilhão foi feito como um experimento para transformar peças de computadores obsoletos, fundidas em resina, em um material de construção. A proposta "é uma manifestação física das infraestruturas digitais e mecânicas que possibilitam a conscientização humana e a atividade mental como espaço de conexão e comunicação". Com o objetivo de trazer à luz as infraestruturas invisíveis que conectam as pessoas, o pavilhão foi projetado para exibir a interconectividade entre a engenharia digital e física.

SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai - Imagem 5 de 11
Pavilhão da Coreia do Sul. Cortesia de SuperSpatial

Ao longo de algumas décadas, a Coréia do Sul adotou a possibilidade da infraestrutura digital e agora se tornou a vanguarda da nova tecnologia 5G. A ideia por trás do projeto é investigar o contraste entre hardware e software, a leveza intangível da nuvem e o hardware invisível por trás dela. O piso da exposição é feito a partir de lixo eletrônico que se manifesta fisicamente na forma de uma topografia. Hardwares obsoletos formam uma plataforma de exibição para as tão esperadas tecnologias digitais estão por vir. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "SuperSpatial propõe pavilhão de lixo eletrônico para a Coreia do Sul na Expo 2020 Dubai" [SuperSpatial Explores E-waste in Proposal for the Korean Pavilion at Expo 2020 Dubai] 12 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910783/superspatial-propoe-pavilhao-de-lixo-eletronico-para-a-coreia-do-sul-na-expo-2020-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.