"Somewhere in Afife": narrativa visual apresenta o cotidiano de uma residência na costa de Portugal

A produtora portuguesa de vídeos de arquitetura Building Pictures, dirigida por Sara Nunes, compartilhou conosco uma narrativa visual que tem como foco a Casa em Afife, projetada por Guilherme Machado Vaz.

O vídeo, intitulado Somewhere in Afife, começa contextualizando a casa na paisagens da Costa Norte de Portugal e vai se aproximando cada vez mais, até entrarmos no interior de um volume compacto e vertical, que, nas palavras do arquiteto, “evoca a essência de um tipo de construção tradicional no Minho”.

Cortesia de Building Pictures

Somewhere in Afife é marcado pelos movimentos de câmara, pelos movimentos das pessoas e pelos movimentos da fachada ao longo de um dia na casa.  Quando as portadas estão fechadas, tal como refere o arquiteto, “a fachada é a negação de si, é uma anti-fachada” um cubo branco abstrato sem aberturas. Quando se abrem, as portadas revelam um interior com diferentes materialidades que se inspira na arquitetura vernacular. As portadas da fachada sul (voltada para a capela) invocam a talha dourada e lembram, também de uma forma abstrata, as pinturas religiosas medievais em tríptico. 

Cortesia de Building Pictures

Guiados pelos passos de uma personagem vamos descobrindo o interior da casa, que se desenvolve em meios pisos, uma referência ao raumplan de Adolf Loos. O filme termina com imagens noturnas da casa, revelando a iluminação artificial do seu interior e da piscina circular. 

Cortesia de Building Pictures

CRÉDITOS

  • Direção & Produção: Building Pictures (buildingpictures.pt)
  • Câmera: Sara Nunes
  • Pós-produção: Sara Nunes
  • Sonoplastia: Ana Pedro
  • Localização: Afife – Vianado Castelo, Portugal
  • Música: Blue Dot Sessions_Artic Draba (Creative Commons)

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. ""Somewhere in Afife": narrativa visual apresenta o cotidiano de uma residência na costa de Portugal" 09 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910731/somewhere-in-afife-narrativa-visual-apresenta-o-cotidiano-de-uma-residencia-na-costa-de-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.