SONPENDULAR: projeções de videomapping ressignificam uma igreja abandonada

A inabitada Igreja do Monasterio del Carmen Bajo de San Rafael, um edifício declarado como Monumento Nacional, abriu suas portas à comunidade para receber o espetáculo Sonpendular, um show audiovisual que integra videomapping, iluminação e música ao vivo.

O projeto é uma investigação estética sobre o tempo e o espaço, que convida o espectador a um ritual sonoro-luminoso envolvente, rico em padrões geométricos e áudio generativo em tempo real. A obra remete à transformação e a não-permanência, criando um portal em constante movimento no qual o presente, o passado e o futuro dialogam como um único tempo.

Sonpendular: Devenir de ondas impermanentes é um show audiovisual de videomapping imersivo desenvolvido no interior desse edifício na comuna de Independencia, em Santiago do Chile. A intervenção temporária faz uso de técnicas de mapeamento, iluminação e som ao vivo para reativar esse edifício religioso de caráter patrimonial inaugurado em 1977, em desuso desde 1958 e declarado Monumento Nacional em 1983.

© Angelina Dotes

No decorrer da obra, as paredes, pilares e coberturas do edifício neoclássico são mareados com uma luz abstrata e evocativa. A igreja deixa de ser igreja por alguns momentos e se transforma em um portal, um espaço de viagem envolvente que permite experimentar a arquitetura, a música e a visualidade de uma forma diferente. É um show que propõe uma experiência completa, uma espécie de ritual de dessacralização e transformação de um lugar com uma grande carga simbólica e valor histórico.

© Angelina Dotes
© Angelina Dotes

O nome do projeto faz referência a uma caráter físico e as vezes simbólico, o qual apela a uma temporalidade inconstante e efêmera, evocando um ritual sonoro e luminoso que dialoga com a reverberação e espacialidade do edifício. O som da obra é eletrônico de estilo ambiente e minimalista, misturando sons de registro de campo e sintetizadores. Cabe destacar as gravações de sinos, as quais ressoam dentro de uma igreja que não possui esse elemento. O aspecto visual da obra é abstrato, com padrões geométricos e orgânicos, com uma linguagem generativa desenhada por meio dos softwares Madmapper, Modul8 e TouchDesigner. Estas composições fazem referência a padrões cíclicos e de movimento pendular, gerando intensos estados atmosféricos imersivos.

© Angelina Dotes

Os artistas que dão vida a Sonpendular são Andrea Gana na música ao vido, Sergio Mora-Díaz e Marco Martínez na criação em tempo real das visuais e mapping imersivo. Produce Delight Lab, laboratório audiovisual com mais de 10 anos de trajetória e Chincol Producciones, especialista na implementação técnica e tecnologia audiovisual. A obra foi realizada pela primeira vez em 7 de Julho de 2018 com um público de mais de 300 pessoas, e terá sua segunda edição nos dias 23 e 24 de Janeiro de 2019 na mesma igreja com a colaboração de dois músicos convidados: Tan Levine e Mariana Olivares, que tocarão 8 Gongs, percussões e efeitos que dialogarão na atmosfera proposta pela obra.

© Angelina Dotes
© Angelina Dotes

CRÉDITOS

Produção: Delight Lab / Chincol Producciones
Música: Andrea Gana
Mapping: Marco Martínez e Sergio Mora-Díaz
Iluminação: Julio Escobar
Gongs: Tan Levine e Mariana Olivares
Direção técnica: Matías Rodríguez
Som: Enrique Olivares
Gestão cultural: Henry Bauer
Registro Audiovisual: Cristian Pino Anguita

© Angelina Dotes

.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rojas, Piedad. "SONPENDULAR: projeções de videomapping ressignificam uma igreja abandonada " [SONPENDULAR, Concierto Audiovisual de Mapping interviene Iglesia en desuso] 26 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910126/sonpendular-projecoes-de-videomapping-ressignificam-uma-igreja-abandonada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.