Clément Blanchet e AREP projetam pavilhão francês para a Expo 2020 Dubai

Clément Blanchet Architecture em colaboração com Etienne Tricaud (AREP) foram selecionados para o pavilhão francês na Expo 2020 em Dubai. A proposta procura melhorar tanto o mundo virtual quanto o real para apoiar a comunicação humana, as culturas e as interações. O pavilhão será construído em torno dos temas Luz e Mobilidade para criar um oásis escondido com dois jardins verticais frente a frente.

Clément Blanchet e AREP projetam pavilhão francês para a Expo 2020 Dubai - Mais Imagens+ 12

Cortesia de Clément Blanchet Architecture e Etienne Tricaud (AREP)

Como os arquitetos afirmam, a arquitetura e a filosofia francesas não podem ser definidas por um estilo, mas sim por um método. A gestão de todos os tipos de sistemas dentro do edifício, a disposição formal do programa, bem como a fachada monumental que lembra um edifício republicano típico, são as consequências de uma longa história racional. O projeto visa olhar para o futuro e para a revolução digital através de uma abordagem localizada.

Renderizações por Plompmozes. Imagem Cortesia de Clément Blanchet Architecture e Etienne Tricaud (AREP)

O elemento de destaque do projeto é uma fachada tipo tela que é feita para ser visível tanto durante o dia quanto à noite. Durante o dia, ela funcionará como proteção solar, protegendo a praça de entrada com uma grande parede. À noite, a parede se tornará translúcida e exibirá pinturas, paisagens e arte em vídeo para todo mundo ver do saguão e do terraço público do pavilhão. Os projetos esperam que, enquanto os visitantes absorvem passivamente os fluxos intermináveis de publicidade digital ou interajam sozinhos com um dispositivo portátil, o pavilhão os envolva e crie novas possibilidades para explorar.

Cortesia de Clément Blanchet Architecture e Etienne Tricaud (AREP)

O pavilhão foi projetado para ser leve e de baixo carbono, bem como modular e reaproveitado em seu desmonte. Para não deixar vestígios no local da construção, o pavilhão se apoiará em fundações superficiais facilmente removíveis concebidas pelo projeto estrutural e a partir de um inovador muro de gabião. Estas paredes de gabião serão feitas de areia em sacos de lona, mantidas em sua forma por uma estrutura de aço. O projeto será feito com vários tijolos de aço e uma membrana verde, com areia dentro das primeiras camadas de tijolos para estabilizar e unir toda a estrutura. No topo, as estruturas superiores serão construídas com as mesmas estruturas que os muros de gabião, apoiadas em vigas de aços e painéis CLT. As fachadas serão feitas de painéis de vidro e chapas de metal perfuradas, onde a proteção solar é necessária.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Clément Blanchet e AREP projetam pavilhão francês para a Expo 2020 Dubai" [Clément Blanchet and AREP Design French Pavilion for Expo 2020 Dubai] 15 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909276/clement-blanchet-e-arep-projetam-pavilhao-frances-para-a-expo-2020-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.