Stefano Boeri projeta o edifício residencial mais sustentável da Bélgica

Stefano Boeri Architetti criou um novo projeto habitacional sustentável para Antuérpia, na Bélgica. Chamado de Palazzo Verde, o projeto é formado por um jardim semi-público no térreo e três grandes terraços de jardins na cobertura. O projeto incluirá 86 árvores, 2200 arbustos e plantas perenes e 428,88 metros quadrados de superfície verde. Como o primeiro projeto da empresa no país, a habitação fará parte do distrito de Nieuw Zuid que se tornará um novo marco para a cidade.

Palazzo Verde. Imagem Cortesia de Stefano Boeri Architetti
Palazzo Verde. Imagem Cortesia de Stefano Boeri Architetti

O Palazzo Verde foi criado para combater a poluição do ar e absorver 5,5 toneladas de CO2 por ano. “Achamos que era muito importante ter no centro do distrito de New Zuid um novo ponto verde que, seja no pátio ou nos jardins do telhado, abrigasse uma quantidade significativa de árvores e arbustos e devolvesse o oxigênio à cidade. Estamos muito satisfeitos com este primeiro projeto nosso na Bélgica, que mostra como até mesmo um pequeno prédio residencial pode oferecer aos habitantes e aos cidadãos do bairro uma inesperada qualidade de espaços verdes e atividades sociais”, comenta Stefano Boeri.

Palazzo Verde. Imagem Cortesia de Stefano Boeri Architetti

O edifício em forma de L está localizado em um terreno central do plano-mestre projetado por Bernardo Secchi e Paola Viganò, onde fecha a lateral da quadra em frente ao rio Scheldt e abraça um pátio verde semi-privado em sua porção central projetado pelo arquiteto paisagista belga Bas Smets. Do pátio, através de uma série de degraus largos que também funcionam como um anfiteatro, você pode acessar o Centro de Circularidade, onde inquilinos e cidadãos podem consertar suas bicicletas e outros objetos domésticos. O espaço público e privado se mistura com a estrutura em cascata do edifício.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Stefano Boeri projeta o edifício residencial mais sustentável da Bélgica" [Stefano Boeri Designs the Greenest Apartment Building in Belgium] 28 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908262/stefano-boeri-projeta-o-edificio-residencial-mais-sustentavel-da-belgica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.