Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Torres de Zaha Hadid na Austrália têm projeto cancelado

Torres de Zaha Hadid na Austrália têm projeto cancelado

Torres de Zaha Hadid na Austrália têm projeto cancelado
Torres de Zaha Hadid na Austrália têm projeto cancelado, Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

Os planos de construção de um conjunto de arranha-céus em Brisbane, projetados por Zaha Hadid Architects, foram descartados após uma longa polêmica. O esquema "Grace on Coronation",apresentado em 2014, consistia em três torres residenciais esculturais e procurava revitalizar uma área histórica em Toowong, quatro quilômetros a oeste do Distrito Financeiro Central de Brisbane.

No entanto, o projeto tem sido criticado pela falta de sensibilidade em relação à área circundante, com a proposta de 27 andares violando o limite definido pela cidade, que permite até 15 pavimentos. Em maio de 2018, um único residente ganhou um recurso contra o empreendimento devido à violação de altura.

Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

O investidor por trás do projeto de US$ 430 milhões (R$ 1,7 bilhão), a Sunland Group, anunciou agora que o empreendimento não seguirá adiante, após uma decisão do Tribunal de Recursos em setembro confirmando a objeção do residente.

Quando apresentamos a proposta do nosso empreendimento em 2014, nossa visão era trazer uma arquitetura de classe mundial e parques comunitários para o centro da cidade a beira-rio, que está fechado ao público há mais de 160 anos.
-Sahba Abedian, diretor administrativo da Sunland

Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

O projeto havia sido idealizado pela equipe de arquitetura como “uma flor desabrochando” com uma fachada de multicamadas, composta de um pano de vidro sob um padrão de diamante de vidro e concreto armado. A falecida Zaha Hadid, no momento do lançamento do projeto, disse: "O projeto reduz cada estrutura para minimizar sua área e aproximar o rio do público criando um espaço cívico vibrante para Toowong no contexto de um novo parque".

Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

O conjunto das 555 unidades seria cercado por amplo espaço público, ponto principal do argumento - sem sucesso - da equipe para mitigar a altura excessiva das três torres, com duas de 24 andares e uma de 27 andares.

Conforme relatado pelo The Urban Developer, o diretor da Sunland, Abedian, indicou que a empresa está "direcionando todos os esforços" para "um novo resultado arquitetônico que celebra este local único e contribui para o amadurecimento de Brisbane como uma verdadeira cidade internacional".

Via: The Urban Developer / The Brisbane Times

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Torres de Zaha Hadid na Austrália têm projeto cancelado" [Zaha Hadid Architects "Champagne Flute" Brisbane Towers Cancelled] 23 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908043/torres-de-zaha-hadid-na-australia-tem-projeto-cancelado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.