Como melhorar o conforto acústico com chapas perfuradas de gesso acartonado

Texto por Etex Chile

Há muitas maneiras de resolver o conforto acústico dos espaços interiores que projetamos, usando materiais e soluções de diferentes preços e aparências. Placas de gesso acartonados são uma opção econômica e eficiente para incorporar em nossos projetos, absorvendo o som e reduzindo o nível de ruído gerado pela reverberação através de diferentes padrões e formas.

Aplicadas principalmente em escolas, escritórios, centros comerciais, restaurantes, lobbies e hospitais, as placas de gesso são fáceis de instalar e podem oferecer resultados estéticos de alta qualidade em forros e revestimentos.

Como melhorar o conforto acústico com chapas perfuradas de gesso acartonado - Mais Imagens+ 10

Tipos de perforaciones. Image Cortesía de Romeral

Quanto maior o percentual de perfuração, maior a absorção sonora

As perfurações em si contribuem para a absorção do som, funcionando como um ressonador. Desta forma, o som perde energia ao entrar na câmara formada, por exemplo, entre o forro e a laje. É importante considerar que o resultado dependerá da altura das placas, no caso do forro, e da espessura da câmara de ar, no caso dos revestimentos de paredes.

Placa Acústica ExSound® modelo L5X80 N8. Image Cortesía de Romeral

Existe uma ampla gama de padrões de perfuração

As placas de gesso são perfuradas industrialmente, oferecendo uma ampla gama de padrões de perfuração e variados desenhos. Estes padrões irão influenciar o nível de conforto acústico fornecido, oferecendo altas absorções especialmente para frequências baixas e médias, um intervalo no qual a voz humana é encontrada.

Placa Acústica ExSound® Modelo C12N8. Image Cortesía de Romeral
Placa Acústica ExSound® modelo L5X80 N8. Image Cortesía de Romeral
Placa Acústica ExSound® modelo R15N1. Image Cortesía de Romeral
Placa Acústica ExSound® modelo R12N2. Image Cortesía de Romeral

As chapas perfuradas podem ser localizadas horizontalmente e verticalmente, e mesmo em superfícies curvas

Placas de gesso acartonado perfuradas podem ser instaladas em diferentes suportes, forros, divisórias, escadas e outros. Dependendo das necessidades acústicas do espaço, as placas podem ser instaladas horizontalmente e / ou verticalmente, proporcionando um maior conforto acústico ao aplicar uma solução mista.

Sistema de Montaje. Image Cortesía de Romeral
Sistema de Montaje. Image Cortesía de Romeral

Placas perfuradas podem ser parte da solução estética do espaço

Ao serem projetadas e escolhidas corretamente, o gesso acartonado pode cobrir completamente as superfícies de um recinto, gerando infinitas combinações de projeto, por exemplo, quando intercaladas com placas lisas.

Cortesía de Romeral

Sua instalação é semelhante à das placas de gesso acartonadas tradicionais

Placas de gesso acartonadas perfuradas são muito fáceis de instalar, uma vez que exigem os mesmos procedimentos, ferramentas, tratamentos de juntas e habilidades como as tradicionais placas de gesso de papelão.

Esquema de alineación de las perforaciones. Image Cortesía de Romeral

Recomendações gerais de instalação

  • No caso dos forros, as placas devem ser fixadas perpendicularmente à estrutura - geralmente estruturas metálicas -, usando parafusos de cabeça de trompete de 1 "de comprimento e fixados perimetralmente e no centro. No caso de revestimentos de paredes, as placas são fixadas a estruturas metálicas ou em perfis Omega, espaçados 60 cm entre si.
  • As placas devem ser unidas em forma de cruz, sem sobreposição, para garantir a continuidade das perfurações.
  • Para o tratamento das articulações, deve-se tomar cuidado especial para não se cobrir as perfurações com a massa, e recomenda-se usar uma espátula.
  • Para a pintura, você pode escolher qualquer tipo de tinta e usar um rolo para não reduzir as qualidades acústicas do produto. Recomenda-se o uso de cores claras para não contrastar excessivamente com perfurações.
  • Recomenda-se projetar corretamente sua disposição para aproveitar da melhor maneira o material e fazer a menor quantidade de cortes.

Veja mais detalhes neste manual de instalação.

Cortesía de Romeral
Cortesía de Romeral

Sobre este autor
Cita: Etex Chile. "Como melhorar o conforto acústico com chapas perfuradas de gesso acartonado" [Cómo mejorar el confort acústico con planchas de yeso cartón perforadas] 07 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907298/como-melhorar-o-conforto-acustico-com-chapas-perfuradas-de-gesso-acartonado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.