Carlo Ratti explora o impacto da inteligência artificial nas cidades como tema da Bienal de Shenzhen

Carlo Ratti acaba de ser anunciado como o curador da próxima Bienal de Arquitetura de Shenzhen de 2019. Ele comporá o time de curadores junto com a equipe da Politécnica de Torino e da South China University. O principal objetivo de uma das principais bienais de arquitetura da atualidade é explorar o impacto da inteligência artificial nas comunidades e no espaço urbano.

A equipe de curadoria da bienal pretende investigar "como será a nossa relação com o espaço urbano depois que os edifícios que projetamos e construímos começarem a responder à nossa presença". A experiência de Ratti no campo da inteligência artificial tem reflexo direto em sua prática junto ao MIT Senseable City Lab, cujos experimentos procuram fornecer uma ideia de como será o futuro das da nossas cidades.

Obama - One People - The City. Imagem © MIT Senseable City Lab

Sensores, sistemas e redes permeiam o tecido urbano de nossas cidades há décadas. Entretanto, graças aos avanços tecnológicos estamos criando um cenário visual sem precedentes, aonde o espaço arquitetônico está adquirindo uma dimensão de "reconhecimento": ele é capaz de identificar as pessoas e reagir autonomamente à nossa presença. Quais podem ser as conseqüências desse novo cenário apocalíptico na vida das pessoas? Acreditamos que isso transformará para sempre a nossa relação com a arquitetura e o espaço físico - e é exatamente sobre isso que estamos pensando para a bienal de Shenzhen de 2019.
- Carlo Ratti

Minimum Fleet. Imagem © MIT Senseable City Lab

Os curadores da bienal estão propondo uma reflexão sobre a recente expansão do campo da inteligência artificial e o surgimento da Internet of Things. A ideia é analisar como essas mudanças estão impactando em nosso ambiente construído, com um foco particular na China, onde os avanços tecnológicos como o reconhecimento facial já está sendo aplicado para reconhecer os padrões de comportamento das pessoas em tempo real.

Cityways. Imagem © MIT Senseable City Lab

O evento está enraizado no contexto histórico de Shenzhen, fazendo referência tanto ao status geopolítico da cidade em relação à Hong Kong, quanto as condições econômicas que levaram a sua rápida urbanização ao longo dos últimos anos. A bienal de 2019 fará uso destes recursos como ponto de partida para "reimaginar a relação entre as novas tecnologias e o futuro de nossas cidades".

Cityways. Imagem © MIT Senseable City Lab

A equipe continua aberta à novo projetos de forma a configurar uma base de dados de reconhecimento humano, os “olhos da cidade”. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail uabb2018@carloratti.com.

A 8ª edição da Bienal de Arquitetura de Shenzhen será inaugurada no fim do ano que vem e permanecerá aberta até a primavera de 2020.

Curadores: Carlo Ratti, Meng Jianmin, Fabio Cavallucci
Curador acadÊmicor: South China-Torino Lab (SCUT - Sun Yimin; Politecnico di Torino - Michele Bonino)
Co-Curadores: Science and Human Imagination Center of Southern University of Science and Technology (Wu Yan), Politecnico di Milano (Adalberto del Bo)
Curadores executivos: Daniele Belleri [CRA], Edoardo Bruno, Chen Qiufan, Manuela Lietti, Wang Kuan, Xu Haohao, Zhang Li

Via: Carlo Ratti Associati

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Carlo Ratti explora o impacto da inteligência artificial nas cidades como tema da Bienal de Shenzhen" [Carlo Ratti to Curate Biennale for the Impact of Artificial Intelligence on Cities] 07 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907095/carlo-ratti-explora-o-impacto-da-inteligencia-artificial-nas-cidades-como-tema-da-bienal-de-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.