Conheça o vencedor do Prêmio Nacional Clarin-SCA para estudantes de arquitetura 2018

A recuperação de um patrimônio em desuso, a sua revitalização e a sensibilidade ao entorno foram os conceitos-chave valorizados pelo júri para a definição deste ganhador na décima oitava edição do Prêmio Nacional Clarín-SCA para estudantes de arquitetura.

Agustín Ichuribehere, aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de La Plata, conjuntamente com a orientação do professor Martín Villanueva, foi o autor do projeto vencedor. Trata-se de um edifício para o Departamento de Música e Lutheria da Universidade Nacional de Comahue e a intervenção em um bem patrimonial: os galpões da fábrica de sidra "La Reginense" em Villa Regina, Rio Negro, Argentina.

Conheça a proposta em detalhes com as palavras do autor, a seguir.

Cortesía de Agustín Ichuribehere
Implantação

O projeto parte de uma leitura global da localização dos armazéns da fábrica de sidra, localizada ao pé da borda norte.

O novo edifício é definido em um único volume em planta, assentado naturalmente na topografia do terreno, estabelecendo uma relação entre o galpão e a borda, e gerando uma integração urbana com a cidade através do térreo e espaço público, culminando o passeio em uma formação natural particular completamente vertical da rocha.

Axonométrica
Esquemas

A horizontalidade e a materialidade do novo edifício agregam valor tanto ao patrimônio histórico quanto à parede que serve de pano de fundo a ele, tornando-os protagonistas da cena.

Um grande espaço público compreende o nível +/- 0,00. Em contato com a estrada de acesso, uma praça arborizada contida pelo galpão e o novo edifício continua em um pátio mais intimista ao cruzar abaixo do piso superior.

Planta
Corte 1

O piso térreo contém todo o programa público da faculdade, em relação direta com o pátio e a praça. O setor administrativo, a biblioteca e as salas de aula são agrupados de acordo com a contaminação sonora de cada família de instrumentos.

Cortesía de Agustín Ichuribehere

O edifício patrimonial é comporto por três naves com acesso independente da praça e uma circulação interna que as conecta.

Cortesía de Agustín Ichuribehere

As duas primeiras naves conservam em seu interior todos os tanques de fermentação originais, minimamente modificados para propiciar seu novo uso. A primeira nave inclui as oficinas de luthería, ao lado das salas de aula em um espaço anterior a nave. A nave central contém as salas de ensaio, separadas acusticamente dos ruídos das oficinas por meio de um pátio interior entre as duas naves. A terceira nave é a única em contato com o novo edifício, através do foyer do auditório que está em seu interior.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Etulain, Mariana. "Conheça o vencedor do Prêmio Nacional Clarin-SCA para estudantes de arquitetura 2018" [Conoce un ganador del Premio Nacional Clarin-SCA para estudiantes de arquitectura 2018] 06 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907077/conheca-o-vencedor-do-premio-nacional-clarin-sca-para-estudantes-de-arquitetura-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.