Aires Mateus projeta ampliação do museu de belas-artes de Toulouse

O escritório de arquitetura português Aires Mateus, acaba de divulgar o seu projetou de ampliação para o Musée des Augustins em Toulouse, na França. Reunindo o museu e o convento des Augustins, a proposta do novo edifício tem um claro objetivo, abrir e conectar a instituição ao tecido urbano da cidade de Toulouse. A proposta desenvolvida procura respeitar os valores espaciais do projeto original do convento e do museu, destacando-se através de sua arquitetura, contexto e referência histórica.

Aires Mateus projeta ampliação do museu de belas-artes de Toulouse - Mais Imagens+ 4

Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus

Como o próprio Manuel Aires Mateus disse, o Musée des Augustins se sobrepôs ao histórico convento ao longo da história. A proposta desenvolvida procura dialogar com o charme do museu e a simbiose entre as obras de arte e a sua cuidadosa museografia. O novo elemento arquitetônico ocupará a antiga ala sul do claustro, recuperando o espaço que um dia ocupou a Chapelle de l'Ecce, removida há muitos anos. O objetivo principal é reaproximar o convento da cidade. Este volume moderno trará de volta a dimensão perdida da ala sul do convento e reabrirá suas portas para o centro de Toulouse, assim como era no passado.

Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus
Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus

Uma nova entrada marcará a reabertura do museu, um elemento convidativo que atrairá os visitantes para entrar. Esta abertura então se revela como um simples vazio, guiando os visitantes até o claustro. A orientação deste espaço foi concebida para ser a trajetória mais longa possível entre a cidade e o claustro. O percurso é ainda reforçado por um declive quase imperceptível que flui sutilmente da rua até o pátio.

Junto ao claustro, duas antigas aberturas foram desbloqueadas e permitem a iluminação natural da galeria de acesso. A primeira, em forma de um imenso arco, será completamente recuperada, criando uma nova passagem entre o volume projetado por Aires Mateus e o convento. A segundo, revela-se em forma de janela, proporcionando vistas para o claustro desde o edifício de acesso. A entrada monumental também estará conectada com um espaço secundário menor que ampliará a fachada do edifício adjacente, permitindo que a luz difusa penetre no interior da galeria. Em uma cidade contemporânea imersa em imagens e barulho, a nova intervenção é como um vazio que atrai a atenção dos visitantes para imergirem nesta nova experiência.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Aires Mateus projeta ampliação do museu de belas-artes de Toulouse" [Aires Mateus Reveals Design for the Toulouse Fine Art Museum] 06 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907041/aires-mateus-projeta-ampliacao-do-museu-de-belas-artes-de-toulouse> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.