Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018

A oitava edição do Prêmio Mayor 2018, no Chile, concedeu o principal prêmio ao arquiteto chileno Teodoro Fernández, autor de projetos metropolitanos, como o parque Bicentenário em Santiago, e o parque urbano Kaukari em Copiapó.

Na cerimônia realizada na Escola de Arquitetura da Universidade Mayor (Santiago) em 8 de novembro, o vencedor do Prêmio Nacional de Arquitetura em 2014 refletiu precisamente sobre o espaço aberto. "Os projetos entram em processos de crescimento e deterioração que são muito mais longos e mais profundos do que em outras áreas." Entender isso é fundamental, e há exemplos na arte, como quando Marcel Duchamp permite que a poeira, que é finalmente a passagem do tempo, faça parte de seu trabalho "O Grande Vidro". Esse é o equilíbrio de ideias que tem de ser buscado por um espaço nas cidades", disse Fernandez.

Por sua vez, o diretor da Escola de Arquitetura, Jorge Hoehmann, explicou que o Prêmio Mayor, "nasceu com incerteza, coragem e com a finalidade de refletir sobre as obras de arquitetura no Chile nos últimos anos. Algo que necessariamente a universidade deve fazer e em que convergem as visões dos professores nas diferentes especialidades ".

Os vencedores dos Prêmios Mayor são escolhidos através de uma lista restrita para as três categorias, elaborada por uma equipe curatorial— liderada nesta ocasião pela acadêmica Isabel Matas — e submetida a votação entre os professores da universidade. "É um exemplo muito significativo, pois além de celebrar e premiar a boa arquitetura, como escola buscamos critérios para selecionar as obras e os profissionais vencedores", disse Matas.

Prêmio Mayor 2018: Teodoro Fernández

Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 2 de 15
Edificio MOPTT La Serena / Teodoro Fernández Arquitectos. Image © Rodrigo Opazo
Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 4 de 15
Parque Urbano Kaukari / Teodoro Fernández Arquitectos. Image Cortesía de Teodoro Fernández Arquitectos
Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 3 de 15
© Jimmy Baikovicius [Flickr], bajo licencia CC BY-SA 2.0. ImageParque Bicentenario / Teodoro Fernández Arquitectos

Obra em destaque: Barrio Cívico Boca Sur / Smiljan Radic

Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 6 de 15
Bairro Cívico Boca Sur / Smiljan Radic. Image © María González

Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 7 de 15Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 8 de 15Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 9 de 15Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 10 de 15Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Mais Imagens+ 10

O projeto localizado em San Pedro de La Paz (Concepción) foi premiado em uma categoria que "independente do tamanho ou orçamento do projeto, é uma contribuição para a cidade, arquitetura e discussões em torno desta disciplina". Nesse sentido, Smiljan Radic comentou que "a nossa grande luta era manter a passarela, porque sem ela, corríamos o risco de o espaço ser desfeito, o mesmo com os altos muros: eles foram mantidos para conter este espaço público. Embora a biblioteca que foi orçada tenha sido cancelada, mantivemos a maior parte do trabalho para a comunidade".

Obra Mínima: Cabina Shangrila / DRAA

Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 11 de 15
Cabine Shangrila / DRAA + Magdalena Besomi. Image © Felipe Camus

Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 12 de 15Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 13 de 15Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 14 de 15Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Imagem 15 de 15Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018 - Mais Imagens+ 10

De acordo com o júri, o trabalho na região do uble foi premiada por "alcançar uma síntese em termos de economia dos meios, qualidade espacial, material e pertinência construtiva, tudo com um orçamento reduzido". A respeito disso, a arquiteta e co-autora Magdalena Besomi comentou que é "um trabalho de experimentação, com um pedestal de concreto que permitiu separar a cabana do solo, conseguindo a sensação de estar suspenso na floresta, e outros elementos como o fato de que a madeira interior possa ser serrada pelos seus donos".

Noticia via Prêmio Mayor 2018.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Teodoro Fernández, Smiljan Radic e DRAA, vencedores do Prêmio Mayor 2018" [Teodoro Fernández, Smiljan Radic y DRAA + Magdalena Besomi, ganadores de los Premios Mayor 2018] 23 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906429/teodoro-fernandez-smiljan-radic-e-draa-vencedores-do-premio-mayor-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.