Aprendendo a renderizar em tempo real : aulas online da Unreal Engine

Quando você se depara com novos softwares que podem acelerar seu fluxo de trabalho, é divertido imaginar o que você poderia fazer com eles. Mas, na realidade, muitos de nós não querem ser os primeiros a experimentá-los, especialmente se houver falta de manuais de utilização. Ninguém quer gastar incontáveis horas lutando contra recursos misteriosos, para em seguida voltar ao antigo fluxo de trabalho para conseguir cumprir um prazo de entrega.

Talvez você tenha pensado em testar a renderização fotorrealista em tempo real em seu trabalho, mas está preocupado com o fato de a rampa de acesso ser muito íngreme. A renderização em tempo real exige que você importe sua cena CAD para um mecanismo típico de jogos e, sempre que importar para um novo software, haverão problemas a serem resolvidos. Se você tiver que descobrir sozinho, será um percurso longo e difícil.

Embora algumas empresas pareçam relutantes em dedicar seu tempo construindo manuais de utilização, a Epic Games, criadora da Unreal Engine, ferramenta de renderização em tempo real, não é uma delas.

Descomplicando a renderização

Reconhecendo que a renderização em tempo real está rapidamente se transformando em um divisor de águas para a representação arquitetônica, a Epic Games lançou recentemente a plataforma Unreal Engine Online Learning, um conjunto gratuito de cursos em vídeo sobre praticamente todos os aspectos do Unreal Engine. Grande parte do conteúdo é adaptado especificamente para usuários de empresas — arquitetos, designers, engenheiros, produtores de filmes e vídeos — e a maioria dos cursos é dividida em vídeos curtos para facilitar a visualização durante uma pausa para um café.

A plataforma não é apenas um monte de vídeos com um rótulos bonitos. Os cursos têm um cuidado especial para abordar detalhadamente os fluxos de trabalho mais comuns, como a preparação de dados e o próprio processo de importação. Para o tópico sobre iluminação, outra parte vital da visualização fotorrealista, existem cinco cursos completos em vários vídeos cobrindo tudo, do básico à iluminação global, reflexão e oclusão de ambiente.

“Há um ano, decidimos quebrar todas as barreiras para o uso do Unreal Engine”, diz Ken Pimentel, gerente sênior de produtos da Epic Games. “Percebemos rapidamente que esses conceitos revolucionários em tempo real podem mudar a indústria, o que exigiu um investimento profundo no processo de aprendizado dos futuros usuários. A plataforma de aprendizado online Unreal Engine representa o começo de uma futura experiência de ensino que é estruturada e personalizada.”

A Epic Games tomou muito cuidado com esse material, organizando cursos divididos com base em setores, funções de trabalho, fluxos de trabalho e conceitos do mecanismo. Para aqueles que querem levar suas apresentações um passo adiante, há cursos sobre como construir um configurador, criar um passeio animado com realidade virtual e adicionar efeitos posteriores como floração, profundidade de campo e neblina.

Unreal Studio

Embora o lançamento de uma plataforma gratuita de aprendizado possa não parecer uma grande novidade, os usuários do Unreal Studio engajaram-se nos novos cursos. O Unreal Studio, que está atualmente em um período beta gratuito, é uma solução corporativa que inclui acesso ao Unreal Engine, além de uma série de ferramentas de importação chamada Datasmith. Estas foram projetadas para importar cenas CAD, 3ds Max e SketchUp para o Unreal Engine com o mínimo de esforço.

Qualquer um pode se inscrever para utilizar a versão beta gratuita do Unreal Studio e começar a importar imediatamente as cenas existentes. O Datasmith foi projetado para lidar com cenas de mais de 20 programas CAD, então é provável que você já esteja usando um dos formatos suportados por ele. Com os vídeos Unreal Studio e Unreal Engine Online Learning sendo oferecidos gratuitamente, a Epic Games eliminou qualquer barreira de custo que possa ter impedido você de testar a renderização em tempo real.

Pouco antes da nova plataforma de aprendizado online ser lançada, a Epic Games lançou o Unreal Studio 4.20, a mais recente versão beta com melhorias baseadas nos feedbacks dos usuários. Com essa nova versão, o processo de importação pode trazer metadados por objeto, e elementos complexos em CAD podem ser convertidos rápida e inteligentemente no formato Unreal Engine. Eles até atualizaram o próprio Unreal Engine para incluir ferramentas básicas de edição de malha, o que significa que você pode corrigir uma face estranha sobreposta ali mesmo no software.

Com o Unreal Studio 4.20 e a plataforma Unreal Engine Online Learning, a Epic Games está demonstrando seu compromisso com o campo da renderização em tempo real para empresas. "Queremos garantir que todos, em qualquer lugar, possam aprender como aproveitar a revolução de renderização que a Unreal Engine está gerando e aproveitar tudo o que ela oferece", diz Pimentel. "Da renderização em tempo real a tours interativos e realidade virtual — todo arquiteto que deseja usar esses recursos deve ser capaz de aprender com base em suas próprias necessidades e tempo disponível. É para isso que serve a plataforma Unreal Engine Online Learning."

Com o lançamento das novas ferramentas de aprendizagem, a Epic Games tornou o caminho para o futuro um pouco menos acidentado e oferece uma passagem para aqueles que querem chegar primeiro.

Sobre este autor
Cita: Sponsored Post. "Aprendendo a renderizar em tempo real : aulas online da Unreal Engine" [Making Real-Time Rendering Less Daunting: Unreal Engine Online Learning] 22 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906142/aprendendo-a-renderizar-em-tempo-real-aulas-online-da-unreal-engine> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.