Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana

Vazio S/A, Coletivo Aurora e Eduardo de Jesus estão lançando Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana. A proposta é reunir um conjunto de intervenções efêmeras que serão propostas para o Buritis, montanhoso bairro de Belo Horizonte, possibilitando uma mudança instantânea em sua paisagem por meio da ocupação de suas “palafitas” (vigas e pilares aparentes) de diversos prédios ao mesmo tempo.

Uma gama de espaços ignorados e inusitados serão trazidos para a vida da cidade por meio de um evento que irá propor um campo de estudo aberto: as possibilidades latentes da cidade existente. Será uma oportunidade para testar novas ideias, trocar experiências e despertar sensibilidades; uma maneira de mostrar que pequenas intervenções podem gerar transformações duradoras com recursos limitados; e ser um instrumento para se pensar soluções alternativas na recomposição urbana de um tecido esgarçado como é o de Belo Horizonte.

As intervenções serão escolhidas através de uma Chamada de Projetos, de caráter público e internacional, e irão compor uma exposição no inusitado Viaduto das Artes. Em momento posterior, as intervenções serão organizadas em forma de um Festival Cultural, quando se dará efetivamente a construção de algumas das propostas selecionadas.

Além de um roteiro livre de visitação às obras, Outros Territórios pretende se configurar como um espaço para debates em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação pública e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

As ideias podem ser apresentadas por profissionais e estudantes atuantes nas áreas de arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes performáticas. As intervenções sugeridas devem explorar as potencialidades de dez palafitas destacadas no edital e devem ser exequíveis.

Outros Territórios conta com o patrocínio do Banco Mercantil do Brasil e apoio institucional da Belotur (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte) e do Instituto dos Arquitetos do Brasil de Minas Gerais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 05/02/2019 através do site. A divulgação do resultado será em 18/02/2019.

A abertura da exposição e da mesa de debates ocorrem em março de 2019.

O site da Chamada com todos os detalhes é o www.outrosterritorios.com.br.

Baixar as informações relacionadas com este concurso aqui.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: " Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana" 16 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905994/outros-territorios-nil-chamada-internacional-de-projetos-para-intervencao-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.