A primeira "tenda de Maidan" é construída para ajudar refugiados na Grécia

Em um esforço para ajudar a situação dos refugiados em todo o mundo que fogem da guerra e da perseguição, dois jovens arquitetos em 2016 embarcaram em um projeto destinado a melhorar a saúde mental nos campos. Liderado por Bonaventura Visconti di Modrone e Leo Bettini Oberkalmsteiner, e apoiado pela Organização Internacional para Migração da ONU, o projeto “Maidan Tent” permite que os refugiados se beneficiem do espaço público interno - uma área comum para combater o trauma psicológico induzido pela guerra, perseguição e migração imposta.

Dois anos depois, a primeira tenda foi instalada no campo de refugiados de Ritsona, na Grécia, atualmente abrigando mais de 800 pessoas. O acampamento que agora abriga a inaugural Tenda Maidan também foi o local onde a equipe de projeto fez oito visitas ao longo dos últimos dois anos.

A primeira tenda de Maidan é construída para ajudar refugiados na Grécia - Mais Imagens+ 14

© Delfino Sisto Legnani and Marco Cappelletti

Durante as visitas, a equipe refletiu sobre suas conversas com refugiados. Eles reconheceram um "trauma de migração" psicológico dentro da comunidade, o resultado de viagens perigosas em jangadas improvisadas ou inseguras pelo Mar Mediterrâneo.

© Delfino Sisto Legnani and Marco Cappelletti

Nos campos de refugiados, um amplo arranjo de tendas e contêineres e a falta de áreas comuns podem gerar alienação e desorientação. A equipe de projeto, portanto, acredita que a área comum pública e organizada oferecida pela Maidan Tent pode permitir que a comunidade brinque, interaja e tenha empatia sob uma estrutura expressiva, móvel e protegida. A palavra "Maidan" é derivada do árabe para "praça", refletindo ainda mais a dedicação do esquema à interação social.

© Delfino Sisto Legnani and Marco Cappelletti

A Tenda Maidan cobre uma área de 200 metros quadrados, com uma estrutura de alumínio coberta por um tecido resistente a água, vento e fogo, oferecendo um ambiente protegido e seguro para até 100 pessoas. O abrigo é inerentemente flexível, com componentes padronizados permitindo fácil instalação e manutenção, e oito espaços modulares que podem ser adaptados para uma variedade de usos.

© Delfino Sisto Legnani and Marco Cappelletti

A forma circular do esquema é uma tentativa consciente de convidar as pessoas a entrar em qualquer direção, onde uma série de espaços semi-privados pode permitir que os refugiados estabeleçam relações pessoais.

© Delfino Sisto Legnani and Marco Cappelletti

Saiba mais sobre a Maidan Tent no site oficial aqui.

Notícia via: Maidan Tent

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "A primeira "tenda de Maidan" é construída para ajudar refugiados na Grécia" [The First "Maidan Tent" is Built to Aid Refugees in Greece] 14 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905859/a-primeira-tenda-de-maidan-e-construida-para-ajudar-refugiados-na-grecia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.