Museu Chinês da Coleção de Design da Bauhaus / Álvaro Siza + Carlos Castanheira

Museu Chinês da Coleção de Design da Bauhaus / Álvaro Siza + Carlos Castanheira

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Hangzhou, China
  • Colaboradores: Adalberto Dias, Carolina Leite, Catarina Rodrigues, Diana Vasconcelos, Elisabete Queirós, Francesca Tiri, Germano Vieira, Joana Soeiro, João Figueiredo, Jorge Santos, Nuno Campos, Pedro Afonso, Rita Ferreira, Sara Pinto, Susana Oliveira
  • Estrutura: Shentu Taunbing, Chen Yongbing
  • Engenharia: Zhu Weiping, Yu Xiaofen (Hydraulical), Jin Guogang, Wang Yonghong (Electrical) Chen Chunji, Teng Liang (HVAC)
  • Design Inteligente: Sun Mingliang, Sin Minjun (intelligent Design), Hangzhou Zhida Archit. Science & Technology Co.,Ltd , Zhang Shanming, He Haixia (Acosutics)
  • Consultores: GET – Raul Bessa (HVAC) , HDP – Paulo Fidalgo (Structure)
  • Maquetes 3 D: Germano Vieira, Pedro Afonso
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© Fernando Guerra | FG+SG
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Descrição enviada pela equipe de projeto. A Academia Chinesa de Arte (CAA, em sua sigla em inglês) em Hangzhou tem dois campi. Uma delas fica no centro da cidade, perto do Lago Oeste, e um novo campus maior fica na periferia. A presença do arquiteto Wang Shu é onipresente no novo campus: a maioria de seus edifícios foi projetada por ele. Quando começamos este trabalho, ele ainda não havia recebido o Prêmio Pritzker de 2012. A ajuda que recebemos dele e de sua esposa arquiteta, Lu Wenyu, desde os primeiros estágios de nosso trabalho foi fundamental.

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A enorme coleção da CAA e sua recente aquisição de um grande conjunto de itens originais da Bauhaus levaram à ideia de um museu para a coleção permanente, juntamente com outras obras e exposições temporárias. Nos foi dada uma breve encomenda do museu, além de algumas características específicas. O enorme campus já estava quase totalmente ocupado. Havia apenas uma área ainda disponível na borda sudeste, na interseção de duas estradas principais nessa área em expansão. O terreno disponível tem uma forma triangular, com restrições de planejamento de natureza urbana e ambiental que definiram a implantação e o volume possíveis do edifício.

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O layout interno busca facilitar o fluxo suave dos visitantes e a flexibilidade no uso de espaços. Sendo uma academia de arte, seu objetivo principal será mostrar os resultados de diferentes atividades, linguagens e técnicas implantadas por alunos e professores, bem como receber convidados. O subsolo está planejado para abrigar as áreas técnicas, arquivos, áreas de serviço e um café conectado diretamente a um pátio triangular no centro do prédio. Acima, o piso térreo contém as áreas de entrada, pública e de descanso, salas de exposições temporárias e auditórios. Um mezanino permite a circulação e uma rampa leva até o jardim na cobertura do volume voltado para o leste.

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Planta - Térreo
Planta - Térreo
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O último pavimento deste volume é para a exposição permanente da coleção Bauhaus. As áreas de administração, oficinas para jovens artistas e também algumas das infraestruturas estão nos andares superiores voltados para o sul. O arenito Red Agra, da Índia, define os volumes e o revestimento exterior. Alguns dos planos, especialmente dentro do volume triangular, são revestidos com mármore branco. Os caixilhos são de alumínio / madeira. Um volume livre em concreto branco, inserido perpendicularmente ao limite sul, será usado como entrada geral do público.

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Cortes
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Localização do Projeto

Endereço: Hangzhou, Zhejiang, China

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Chinês da Coleção de Design da Bauhaus / Álvaro Siza + Carlos Castanheira" [China Museum Of Design Bauhaus Collection / Álvaro Siza + Carlos Castanheira] 08 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905458/museu-chines-da-colecao-de-design-da-bauhaus-alvaro-siza-plus-carlos-castanheira> ISSN 0719-8906

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