AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018

O Instituto Americano de Arquitetos anunciou os vencedores do concurso Film Challenge 2018. Como parte da campanha do instituto, Blueprint for Better, o concurso do filme solicitou aos participantes que produzissem, filmassem e editassem curtas-metragem em documentários de 3 a 5 minutos. O AIA convidou arquitetos e cineastas para colaborar em contar histórias de arquitetos, líderes cívicos e comunidades, trabalhando juntos para um impacto comunitário positivo.

AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018 - Mais Imagens+ 1

As inscrições para os filmes deste ano cobriram uma variedade de temáticas, incluindo habitação acessível, questões de impacto social, preservação e sustentabilidade. O grande prêmio, o vice-campeão e o terceiro lugar foram selecionados por um painel de jurados composto por arquitetos e profissionais de cinema e mídia, enquanto o Prêmio de escolha do público foi definido por meio de voto popular. Cada uma das histórias do Blueprint for Better inscritas concorreu a prêmios em dinheiro e experimentais, distribuição em festivais de cinema e exposição nos canais online do AIA. Os quatro filmes vencedores são:

Grande Prêmio – Past/Presence: Saving the Spring Garden School

A Spring Garden School No.1, no norte da Filadélfia, encontrava-se vazia e abandonada há quase 30 anos antes de a Philadelphia Housing Authority se unir à organização sem fins lucrativos Help USA para converter a propriedade em moradias de baixa renda para veteranos desabrigados. Desde 2013, o distrito escolar de Filadélfia já vendeu mais de 20 propriedades e, embora algumas tenham sido convertidas em apartamentos e condomínios com preço de mercado, a Spring Garden School é a única que oferece unidades acessíveis a uma população carente. Agora conhecido como o Centro Lural L. Blevins, o edifício tem 37 unidades e também oferece serviços sociais, incluindo assistência médica, aconselhamento e oportunidades de emprego para seus residentes. A Filadélfia está atualmente passando por um boom massivo de construção civil e os residentes estão preocupadas com a perda do caráter de seus bairros. A questão que o pequeno artigo pretendo explorar é, como uma cidade pode estar em expansão e preservar seu passado?

Finalista – A Joyful Gathering Place

Os arquitetos da Robert P. Madison International estão em uma missão para renovar e restaurar o histórico Karamu House, o mais antigo teatro afro-americano em operação nos Estados Unidos. Juntando forças com a organização Karamu House, Sandra Madison e sua equipe são impulsionados por uma visão compartilhada para promover a comunidade e revitalizar o bairro vizinho em Cleveland, Ohio.

Terceiro Lugar – ChildSafe: Designed to Heal

No condado de Bexar, uma em cada quatro meninas e um em cada seis garotos são abusados sexualmente antes de completarem 18 anos. Quase um terço não tem idade suficiente para frequentar o jardim de infância. De modo perturbador, San Antonio continua a ter a maior taxa proporcional de casos confirmados de abuso infantil de todas as grandes cidades metropolitanas do Texas. A ChildSafe é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a restaurar a dignidade, a esperança e a confiança nas crianças que foram traumatizadas pelo abuso e negligência. Em 2016, a ChildSafe encontrava-se em um pequeno edifício para sustentar seus crescentes programas de apoio e seu aumento de pessoal. Pediram a ajuda do escritório de arquitetura Overland Partners, de San Antonio, para construir um novo campus e de última geração. Essa nova instalação permitiria que a organização incorporasse várias agências governamentais, como profissionais de saúde, agências estatais, autoridades judiciais e equipes jurídicas sob o mesmo teto. Inspirada pela missão única da ChildSafe, a Overland abraçou a oportunidade de criar um edifício que pudesse servir como um catalisador para a transformação humana.

Prêmio de escolha do público – Ka Hale: A Revival

O arquiteto e Kumu Francis Palani Sinenci lidera o renascimento da antiga construção havaiana em um esforço para salvar práticas culturais indígenas.

Os vencedores serão oficialmente premiados nos seguintes eventos:

16 de Outubro - “Past/Presence: Saving the Spring Garden School” estréia na noite de abertura do Festival de Cinema de Arquitetura e Design (ADFF) em Nova Iorque.

16-21 de Outubro –  “A Joyful Gathering Place” e “ChildSafe: Designed to Heal” serão exibidos em todo o ADFF.

18 de Outubro – “Ka Hale: A Revival” nas telas do Chicago Ideas, um festival anual realizado em Chicago.

Os filmes vencedores serão exibidos no Architecture & Design Film Festival e no evento Chicago Ideas. O vencedor do Grande Prêmio e o Prêmio de escolha do público recebem um prêmio em dinheiro no valor de US$ 5.000,00 e viagens para Nova Iorque e Chicago, respectivamente.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018" [AIA Announces 2018 Film Challenge Winners] 25 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904031/aia-anuncia-os-melhores-filmes-de-arquitetura-em-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.