AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018

AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018

O Instituto Americano de Arquitetos anunciou os vencedores do concurso Film Challenge 2018. Como parte da campanha do instituto, Blueprint for Better, o concurso do filme solicitou aos participantes que produzissem, filmassem e editassem curtas-metragem em documentários de 3 a 5 minutos. O AIA convidou arquitetos e cineastas para colaborar em contar histórias de arquitetos, líderes cívicos e comunidades, trabalhando juntos para um impacto comunitário positivo.

AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018+ 6

As inscrições para os filmes deste ano cobriram uma variedade de temáticas, incluindo habitação acessível, questões de impacto social, preservação e sustentabilidade. O grande prêmio, o vice-campeão e o terceiro lugar foram selecionados por um painel de jurados composto por arquitetos e profissionais de cinema e mídia, enquanto o Prêmio de escolha do público foi definido por meio de voto popular. Cada uma das histórias do Blueprint for Better inscritas concorreu a prêmios em dinheiro e experimentais, distribuição em festivais de cinema e exposição nos canais online do AIA. Os quatro filmes vencedores são:

Grande Prêmio – Past/Presence: Saving the Spring Garden School

A Spring Garden School No.1, no norte da Filadélfia, encontrava-se vazia e abandonada há quase 30 anos antes de a Philadelphia Housing Authority se unir à organização sem fins lucrativos Help USA para converter a propriedade em moradias de baixa renda para veteranos desabrigados. Desde 2013, o distrito escolar de Filadélfia já vendeu mais de 20 propriedades e, embora algumas tenham sido convertidas em apartamentos e condomínios com preço de mercado, a Spring Garden School é a única que oferece unidades acessíveis a uma população carente. Agora conhecido como o Centro Lural L. Blevins, o edifício tem 37 unidades e também oferece serviços sociais, incluindo assistência médica, aconselhamento e oportunidades de emprego para seus residentes. A Filadélfia está atualmente passando por um boom massivo de construção civil e os residentes estão preocupadas com a perda do caráter de seus bairros. A questão que o pequeno artigo pretendo explorar é, como uma cidade pode estar em expansão e preservar seu passado?

Finalista – A Joyful Gathering Place

Os arquitetos da Robert P. Madison International estão em uma missão para renovar e restaurar o histórico Karamu House, o mais antigo teatro afro-americano em operação nos Estados Unidos. Juntando forças com a organização Karamu House, Sandra Madison e sua equipe são impulsionados por uma visão compartilhada para promover a comunidade e revitalizar o bairro vizinho em Cleveland, Ohio.

Terceiro Lugar – ChildSafe: Designed to Heal

No condado de Bexar, uma em cada quatro meninas e um em cada seis garotos são abusados sexualmente antes de completarem 18 anos. Quase um terço não tem idade suficiente para frequentar o jardim de infância. De modo perturbador, San Antonio continua a ter a maior taxa proporcional de casos confirmados de abuso infantil de todas as grandes cidades metropolitanas do Texas. A ChildSafe é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a restaurar a dignidade, a esperança e a confiança nas crianças que foram traumatizadas pelo abuso e negligência. Em 2016, a ChildSafe encontrava-se em um pequeno edifício para sustentar seus crescentes programas de apoio e seu aumento de pessoal. Pediram a ajuda do escritório de arquitetura Overland Partners, de San Antonio, para construir um novo campus e de última geração. Essa nova instalação permitiria que a organização incorporasse várias agências governamentais, como profissionais de saúde, agências estatais, autoridades judiciais e equipes jurídicas sob o mesmo teto. Inspirada pela missão única da ChildSafe, a Overland abraçou a oportunidade de criar um edifício que pudesse servir como um catalisador para a transformação humana.

Prêmio de escolha do público – Ka Hale: A Revival

O arquiteto e Kumu Francis Palani Sinenci lidera o renascimento da antiga construção havaiana em um esforço para salvar práticas culturais indígenas.

Os vencedores serão oficialmente premiados nos seguintes eventos:

16 de Outubro - “Past/Presence: Saving the Spring Garden School” estréia na noite de abertura do Festival de Cinema de Arquitetura e Design (ADFF) em Nova Iorque.

16-21 de Outubro –  “A Joyful Gathering Place” e “ChildSafe: Designed to Heal” serão exibidos em todo o ADFF.

18 de Outubro – “Ka Hale: A Revival” nas telas do Chicago Ideas, um festival anual realizado em Chicago.

Os filmes vencedores serão exibidos no Architecture & Design Film Festival e no evento Chicago Ideas. O vencedor do Grande Prêmio e o Prêmio de escolha do público recebem um prêmio em dinheiro no valor de US$ 5.000,00 e viagens para Nova Iorque e Chicago, respectivamente.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "AIA anuncia os melhores filmes de arquitetura em 2018" [AIA Announces 2018 Film Challenge Winners] 25 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904031/aia-anuncia-os-melhores-filmes-de-arquitetura-em-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.