Fundação Athos Bulcão lança financiamento coletivo para produzir o Calendário Ilustrado 2019

Está no ar a campanha de financiamento coletivo para produção do Calendário Ilustrado Athos Bulcão 2019. O público pode colaborar, até o dia 28 de novembro, com a produção e distribuição de 6 mil exemplares do calendário. Em troca, o apoiador recebe exemplares da publicação e lindas recompensas que reproduzem obras do artista, como marcadores de página, cartões postais, livros, ecobags, conjuntos de imãs, mouse pads, joias de prata e até molduras de azulejos, além de ter o nome impresso na publicação, na seção de agradecimentos. Os apoiadores podem conhecer as recompensas e fazer sua contribuição pelo Catarse.

O Calendário Ilustrado Athos Bulcão é uma publicação anual que há mais de 20 anos divulga a obra deste importante artista brasileiro. Para ilustrar a edição 2019, foram selecionadas imagens mais que especiais. A Fundação Athos Bulcão escolheu uma série de trabalhos de destaque no conjunto da obra do artista, mas pouco conhecida do grande público: os carnavais. Famoso, principalmente, por seu trabalho com azulejaria, Athos Bulcão produziu, também, durante toda sua carreira artística, desenhos e pinturas nas quais desfilam estranhas figuras em grupo, fantasiadas e mascaradas, que remetem às suas mais ternas recordações de infância.

Nascido no Catete, bairro tradicional do Rio de Janeiro, filho temporão, Athos cresceu acompanhando suas irmãs aos salões de arte e à ópera e seu irmão Jayme ao corso, em carro aberto, e às batalhas de confete nos carnavais cariocas. Entre compositores do naipe de Noel Rosa e Francisco Alves apreciou a alegria e as cores desta festa que em várias oportunidades colocou em suas telas ou em seus inúmeros desenhos. A Fundação selecionou 12 dessas imagens para ilustrar o ano. 

Para alavancar a campanha, que precisa arrecadar R$ 55 mil até 28 de novembro, a Fundação convidou o bloco “Rejunta Meu Bulcão” para participar do vídeo de divulgação e contar como a arte de Athos inspira os foliões de Brasília. Foi em homenagem ao artista que o bloco foi para as ruas da capital pela primeira vez em 2015, reunindo 1500 foliões apaixonados por Athos e pela cidade. Desde então, só cresceu.

Sobre o artista

Athos Bulcão foi um artista múltiplo. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se para Brasília em 1958, para colaborar na construção da cidade, onde permaneceu até sua morte em 2008. Na capital do país, torna-se um dos principais artistas a desenvolver uma obra integrada à arquitetura. Em Brasília, seus trabalhos podem ser apreciados nos murais, painéis e relevos para os edifícios do Congresso Nacional, Teatro Nacional Claudio Santoro, Palácio do Itamaraty, Palácio do Jaburu, Memorial Juscelino Kubitschek, Capela do Palácio da Alvorada, Hospital Sarah Kubitschek e outros.

© Fundação Athos Bulcão

Em 1971, trabalha com Oscar Niemeyer em projetos na França, Itália e Argélia. Sua arte vai da pintura em tela, da qual nunca abriu mão, às fotomontagens, da gravura aos desenhos, máscaras, objetos, cenários para teatro e artes gráficas. Em seus painéis em azulejo destacam-se a modulação e o grafismo habilmente criados com base nas formas geométricas.

Saiba mais sobre a campanha de financiamento coletivo, aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Fundação Athos Bulcão lança financiamento coletivo para produzir o Calendário Ilustrado 2019" 17 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903949/fundacao-athos-bulcao-lanca-financiamento-coletivo-para-produzir-o-calendario-ilustrado-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.