Palácio moderno: o mais novo projeto residencial de David Chipperfield em Munique

David Chipperfield, em parceria com a Euroboden, acaba de apresentar seu mais novo projeto, um edifício de cinco andares na cidade de Munique, ao lado do tradicional Parque Herzog. Este projeto de 2800 metros quadrados procura “mimetizar-se com o tecido histórico do bairro”.

Ao longo do processo de projeto os arquitetos procuraram incorporar a história do lugar e os padrões do ambiente construído do bairro, sem recorrer entretanto, à historicização. O resultado deste trabalho é um edifício “simultaneamente autoconfiante, porém contido, um edifício que se integra ao contexto sem se subordinar a ele”.

Palácio moderno: o mais novo projeto residencial de David Chipperfield em Munique - Mais Imagens+ 10

© Euroboden

Conhecido como “Kolbergerstrasse 5”, o edifício incorpora parte da arquitetura do “Stadtpalais” (palácio da cidade) de Munique, criando uma estrutura com identidade própria e independente, amarrado a um conjunto de edifícios neoclássicos geminados. No entanto, ao contrário de seus vizinhos imediatos, edifícios segmentados, a proposta do Kolbergerstrasse 5 foi concebida como "uma série de apartamentos espaçosos que ocupam toda a extensão do volume do edifício".

© Euroboden

Chipperfield concebeu a fachada de forma despretensiosa e enfática nas mesmas medidas, com faixas de acabamentos em gesso bruto e pedra calcária do Danúbio, estabelecendo uma conexão tangível com os seus vizinhos porém, sem escárnio.

© Euroboden

Os espaços interiores evocam uma atmosfera dramática, com um hall de acesso de pé direito duplo inspirado nos amplos foyers de seus antecessores históricos. Incorporando a natureza do espaço público exterior, o hall de entrada não deixa de ser introvertido e aconchegante. A pedra e a madeira de carvalho oferecem uma pista dos materiais utilizados no interior dos apartamentos.

© Euroboden

Todas as unidades possuem aberturas em três direções, com uma área de estar central contendo uma lareira e dois espaços abertos para o exterior. Portas de correr do piso ao teto podem ser completamente abertas, integrando os espaços sociais e os quartos, enquanto que as grandes aberturas voltadas para o Parque Herzog são responsáveis por conectar os espaços externos e internos, preenchendo de vida o espaço central da casa.

© Euroboden

Via: David Chipperfield / Euroboden

Área total: 2,800 m2
Custo total: €60 million
Conclusão prevista da obra: final de 2020
Participantes: David Chipperfield com Mark Randel (arquitetos), Erica e Federico Ratti (paisagismo), Euroboden (empreendedor)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Palácio moderno: o mais novo projeto residencial de David Chipperfield em Munique" [David Chipperfield and Euroboden's Munich Apartments to be a Modern City Palace] 12 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903661/palacio-moderno-o-mais-novo-projeto-residencial-de-david-chipperfield-em-munique> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.