BIM é bem mais que um software

Cortesia de Bricsys

É 2018, e deve ficar claro para todos no campo da Arquitetura e Construção que o BIM é o futuro para projeto, construção e manutenção de edifícios e infraestrutura. Há milhões de dólares em dinheiro de marketing gastos por empresas de software BIM todos os anos, tentando convencê-lo de que o Building Information Modeling não pode acontecer sem seu produto. Eles tentarão convencê-lo de que seu produto é o “verdadeiro BIM”. É claro que vivemos em uma sociedade capitalista aberta, onde esse comportamento é esperado. No entanto, se você e sua empresa estiverem migrando para o BIM, esse ruído de fundo pode ser preocupante ... e, se não for, deveria ser.

No primeiro parágrafo da página da Wikipedia sobre Building Information Modeling, é feita a afirmação de que os modelos de informações de construção são arquivos que “... frequentemente, mas nem sempre em formatos patenteados e contendo dados de propriedade...” Isso é preocupante para alguns, no entanto, compreensível , claro. Se a sua solução de software BIM ficar inacessível por qualquer motivo, seu trabalho estará em cativeiro. Para muitos, isso é inaceitável e os impede de avançar para o poder do BIM.

Cortesia de Bricsys

A ideia de formatos e bancos de dados proprietários está enraizada no conceito de BIM tradicional.

Este conceito remonta aos primeiros dias da ciência da computação. O conceito é que essas estruturas de dados personalizadas podem ser otimizadas para armazenar informações formatadas de forma a melhorar a velocidade de acesso, reduzindo o tempo necessário para carregar os dados BIM. Embora isso possa ser verdade, não é um dado - especialmente quando você considera as incríveis capacidades dos computadores de hoje. E é possível que formatos de arquivos proprietários realmente atrapalhem a produtividade, limitando a maneira como as soluções proprietárias de BIM funcionam em sistemas e disciplinas.

Cortesia de Bricsys

Essa falta de boa interoperabilidade de softwares é um grande obstáculo à eficiência e à adoção da tecnologia. Isso é mais insidioso do que parece no começo. À medida que as empresas resistem à mudança para o BIM, elas limitam sua capacidade de trabalhar com outras disciplinas no fluxo de trabalho amplo do campo da Arquitetura, Engenharia e Construção. Isso pode limitar o acesso à especialização, aumentar os custos totais do projeto e adicionar intervalos de fluxo de trabalho que podem levar a um retrabalho dispendioso.

Existe uma solução para este problema? Sim, e não é o que alguns podem acreditar ser a resposta óbvia. A primeira parte de um fluxo de trabalho BIM moderno e interoperável baseia-se em formatos de arquivo não proprietários padronizados do setor. Em seguida, você desejará que seus dados do modelo BIM sejam representados de acordo com padrões internacionais abertos. E você precisará da capacidade de transferir dados BIM com precisão entre várias ferramentas BIM que suportam todas as disciplinas neste fluxo de trabalho BIM moderno.

Cortesia de Bricsys

Esta solução está disponível hoje com o Bricsys. Reunimos um relatório sobre a moderna proposta para o BIM. E enquanto seu relatório gratuito está sendo baixado, você deve pesquisar nosso programa de modelagem conceitual BIM baseado em sólidos, o BricsCAD Shape, que é gratuito para todos, sem restrições de uso comercial.

Faça o download do ebook de BIM aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Cita: "BIM é bem mais que um software" [Building Information Modeling is More than Software] 29 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902387/bim-e-bem-mais-que-um-software> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.