Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile

Há algumas semanas apresentamos os resultados do concurso de projeto da Explanada Cívica de Biobío em Concepción (Chile). A chamada feita pela FESUR - filial da Empresa Ferroviária do Estado da zona sul do Chile - foi projetada para o terreno que será lançado assim que a linha férrea da cidade chilena for enterrada.

Este Masterplan integrará a atual Praça España, o edifício do Governo Regional, a Praça Bicentenario, o Parque Bicentenário e o Parque Ribera Norte, assim como o Memorial aos Detentos Desaparecidos, o Teatro Regional de Biobío, o Memorial 27F e o segundo Museu da Memória do Chile, cuja construção foi recentemente adiada.

Nesta ocasião, apresentamos em detalhes a proposta vencedora do concurso - "Claro Urbano Explanada Biobío" - cujo projeto foi liderado pelos arquitetos chilenos Álvaro Parraguez e Óscar Luengo.

Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 6 de 20
Vacíos como sistemas programáticos conectados existentes. Image Cortesía de Equipo Primer Lugar

Memorial oficial: a cidade de Concepción é delimitada a partir de seus vazios geográficos e urbanos.

Os vazios geográficos que marcam a cidade são o morro do Caracol e o Parque Equador ao sul; o Pantanal e o rio Andalién ao norte; e os cordões transversais no sentido leste-oeste, aos que relacionam vazios e grutas, que filtram a cidade em direção ao mar. Nessa condição, destaca-se outros vazios geográficos, como a foz do rio Biobío e as lagoas Tres Pascualas e Redonda, que estão localizadas entre bosques, árvores, edifícios e ruas.

Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 7 de 20
Vacíos como sistemas programáticos conectados existentes. Image Cortesía de Equipo Primer Lugar

Um sistema de clareiras de caráter urbano é reconhecido na cidade que se estende desde o morro do Caracol até a beira do rio Biobío, através de um eixo histórico que une edifícios públicos, do governo, educacionais e religiosos. Este sistema é composto por 7 clareiras urbanas: a Universidade de Concepción, a Praça Peru, a Praça da Independência, a Praça da España, a Praça Bicentenário e a Explanada Bicentenário, que termina no rio Biobío.

A somatório destes configura um sistema de espaços públicos que valorizam a experiência urbana a partir de um eixo que conecta o interior da cidade a suas fronteiras geográficas.

Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 8 de 20
Claros como estrategias tipológicas. Image Cortesía de Equipo Primer Lugar

Clareira urbana: esplanada

Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 9 de 20
Estrategias de diseño. Image Cortesía de Equipo Primer Lugar

A esplanada é configurada como um espaço urbano aberto. Considerado como base este vazio e os edifícios preexistentes relevantes do local, a proposta "Clareira Urbana Esplanada Biobío" reconhece três estratégias indispensáveis: conter, ativar e vincular.

Conter: através de uma massa arborizada que é subdividida entre bosques perimetrais e eixos arborizados racionais, os bosques perimetrais na direção leste-oeste procuram conter uma intimidade relacionada à magnitude da esplanada, ao mesmo tempo em que dois bosques delimitados na direção norte-sul emergem da proposta da linha enterrada do trem. Os eixos racionais e arborizados do interior da esplanada são configurados por três fileiras de árvores cada um, dando continuidade a partir da Praça España, passando pela Praça Bicentenario até a beira do rio Biobío.

Ativar: desde a condição programática. A nova esplanada está guardada nos seus quatro cantos, por quatro novas clareiras programáticas, dois edifícios públicos e dois espaços públicos. Os novos edifícios são compostos por uma nova Estação de Trem e a nova Biblioteca Regional, que estão relacionados ao recém-inaugurado Teatro Regional do Biobío. Por sua parte, os novos espaços públicos programáticos são compostos por uma plataforma multiuso e um fórum, relacionados ao Memorial 27F.

Vincular: de um terreno unificado da Praça España até o Rio Biobío, capaz de abrigar diversas atividades, transformando uma esplanada em um espaço multicultural.

Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 12 de 20
Cortesía de Equipo Primer Lugar

Claros edifícios / Corpos Suspensos

Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 2 de 20
Cortesía de Equipo Primer Lugar

As estratégias de projeto que definem as infraestruturas públicas e, em particular, a estação ferroviária central, são: articular, delimitar, conter e ativar.

Articular: as infraestruturas programáticas dando continuidade ao solo e valorizando o vazio como condição de encontro que potencializa a vida urbana.

Delimitar: infraestruturas públicas com muros ou pilares, conforme o caso, para configurar, delimitar e articular o espaço, construindo o local de fundação de cada edifício ou espaço.

Conter: através de um corpo suspenso construído por vigas perimetrais, capaz de conter uma matriz ou teto programático, que molda a dimensão frágil, leve e permeável do espaço e do edifício.

Ativar: a partir dos usos programáticos de caráter público que serão desenvolvidos em cada nível dos edifícios ou espaços propostos.

No caso da estação ferroviária, uma planta com geometria clara é configurada. No subsolo, as plataformas para passageiros estão localizadas. No primeiro nível as quatro amplas paredes lineares, configuram os espaços públicos de salão e serviços, que medeiam entre os acessos e saídas das plataformas e da estação para o parque. Nos perímetros do primeiro e segundo nível está o programa comercial, que dá fluidez e ativa o edifício em relação ao seu ambiente público imediato.

Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 11 de 20
Estrategias en estación de trenes. Image Cortesía de Equipo Primer Lugar
Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 13 de 20
Estrategias en explanada. Image Cortesía de Equipo Primer Lugar
Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 14 de 20
Estrategias en biblioteca. Image Cortesía de Equipo Primer Lugar
Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile - Imagem 15 de 20
Estrategias en Foro. Image Cortesía de Equipo Primer Lugar
  • Architects

    Álvaro Parraguez, Óscar Luengo
  • Localização

    Concepción, Bío Bío Region, Chile
  • Equipe de Projeto

    Marcos Muñoz, Beatriz Harriet, Francisca Feliú, Ignacia Fuenzalida
  • Prêmio

    Primer Lugar
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

    Courtesy of Equipo Primer Lugar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Valencia, Nicolás. "Conheça o projeto vencedor para Esplanada Cívica de Biobío em Concepción, Chile" [Conoce el diseño ganador de la Explanada Cívica del Biobío en Concepción, Chile] 13 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901956/conheca-o-projeto-vencedor-para-esplanada-civica-de-biobio-em-concepcion-chile> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.