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São Paulo terá serviços de patinete elétrico compartilhado

São Paulo terá serviços de patinete elétrico compartilhado
São Paulo terá serviços de patinete elétrico compartilhado, Cortesia de Ride
Cortesia de Ride

Os patinetes elétricos, utilizados em grandes cidades do mundo como uma alternativa de mobilidade urbana, já podem ser utilizados desde o início deste mês pelos paulistanos nas ciclovias da capital. Duas startups de mobilidade apresentaram nos dias 11 e 12 de agosto suas opções de serviços para os veículos.

Saiba mais sobre as duas propostas, a seguir:

Scoo

A SCOO, startup de mobilidade que opera patinetes elétricos, é a responsável pela chegada deste modal no país, e somente idealizou este projeto graças à formação de um grupo de investidores liderados pela Seeds Capital, empresa de capital de risco com foco em startups.

© Scoo
© Scoo

Nos primeiros meses de operação no Brasil, a SCOO pretende seguir o mesmo modelo usado quando linhas de trens e metrô são inauguradas na cidade: a população terá acesso gratuito e os patinetes estarão disponíveis em todos os dias da semana por um horário pré estabelecido.

“Já foram feitos diversos testes para verificar a eficiência e segurança do patinete elétrico, então já sabemos bem como funciona. Agora desejamos entender como será a adesão dos paulistanos, perfil e comportamento de uso no dia a dia, quais são as melhores ciclovias para uso, qual o tempo médio de viagem, etc.”, projeta Duarte.

Inicialmente, foram disponibilizados 20 patinetes elétricos gratuitamente para a ciclovia da Avenida Paulista. Até o final de agosto, eles chegarão na ciclovia da Avenida Faria Lima e no Parque do Ibirapuera. Para utilizá-los, é necessário que o usuário interessado faça um cadastro no site da SCOO. Uma vez aprovado, o usuário recebe o link para download do aplicativo SCOO, no qual é possível localizar, desbloquear e utilizar o patinete.

Legislação

Com potência de 250w e velocidade de até 25km, os patinetes elétricos estão dentro da Lei que autoriza bicicletas e patinetes elétricos a circularem dentro das ciclovias da cidade. Quem for pego fora da ciclovia estará sujeito a receber uma multa de R$ 574,62, aplicada pela Prefeitura de São Paulo e CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) de São Paulo.

Segurança

Os patinetes elétricos possuem certificação de segurança fornecida pela fabricante, e as baterias de lítio-íon foram testadas por um laboratório de padrões de segurança eletrônica. A segurança do condutor também é assegurada. Capacetes são disponibilizados gratuitamente pela SCOO para todos os condutores.

Tecnologia

O período de teste dos patinetes elétricos também servirá para checar a tecnologia aplicada em questões de segurança do produto, protegendo-o contra furtos e avarias por vandalismo. “Todos possuem rastreadores e GPS, além do tempo de uso ser codificado como “pay-per-use”, explica Duarte.

Regras Gerais para uso

  • Idade mínima 18 anos de idade
  • Uso de capacete próprio ou fornecido pela SCOO, conforme exigido por lei
  • Estacionar apenas em locais determinados pela empresa
  • Patinar apenas em ciclovias
  • Respeito aos sinais de trânsito e aos pedestres
  • Acionar sempre o freio do patinete, que possui ABS
  • Carga máxima: 120kg

Motoristas de patinetes elétricos não devem:

  • Jamais andar nas ruas ou calçadas;
  • Carregar acessórios que impossibilitem que o condutor guie sem o uso das duas mãos;
  • Beber e patinar;
  • Dar carona;
  • Usar o patinete para corridas, passeios de veículos, acrobacias ou manobras
  • Operar o patinete em locais não pavimentados, ou em qualquer local que seja proibido, ilegal e/ou um incômodo para os outros

Serviço:

© Scoo
© Scoo

Ride

A startup de mobilidade urbana fez o pré-lançamento no dia 12, em São Paulo, de uma alternativa inteligente para percorrer curtas distâncias: patinetes elétricas. O evento aconteceu no Parque do Ibirapuera e na Av. Paulista, onde beta testers puderam experimentar as patinetes RIDE já usando o aplicativo.

Ela funciona como outros aplicativos de locomoção, mas o diferencial está nas patinetes: não poluem, são silenciosas, atingem até 20 km/h e ocupam menos espaço que um carro ou uma bicicleta. Podem transitar em ciclovias, ciclofaixas e, quando necessário, até em calçadas. Além de ser uma opção acessível, é uma atividade bem mais divertida.

O serviço foi recentemente lançado e é oferecido por meio de um aplicativo no smartphone, tecnologia desenvolvida no Brasil, onde o usuário poderá encontrar a patinete mais próxima por GPS, desbloquear e sair guiando (o preço é calculado pelo tempo de uso e ainda está em teste). Após o uso, os clientes podem deixá-las estacionadas em bicicletários, paraciclos e outros locais marcados no aplicativo. A ideia é amadurecer a operação para, de forma coordenada com a Prefeitura, evoluir o sistema onde as pessoas poderão estacionar livremente.

Os sócios Marcelo Loureiro, Guilherme Freire e Paula Nader criaram a empresa depois de estudar profundamente a adoção dessa modalidade em outros países, e redesenharam os equipamentos e a tecnologia para viabilizar a operação em cidades como São Paulo, que tem características muito diferentes das outras cidades do mundo (como Los Angeles, Paris e Zurique) onde o sistema está sendo implementado.

As patinetes são rastreadas por GPS em tempo real e são recolhidas todas as noites por funcionários da empresa, para que sejam recarregadas – o gasto de energia de cada equipamento é equivalente ao necessário para carregar um computador pessoal. Desenvolvidas especialmente para a operação de compartilhamento em uma cidade como São Paulo, as patinetes RIDE são exclusivas: além de mais resistentes, são equipadas para deixar os passeios mais seguros para todos e atender às exigências da legislação brasileira.

Via CicloVivo

Sobre este autor
Cita: CicloVivo. "São Paulo terá serviços de patinete elétrico compartilhado" 24 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900690/sao-paulo-tera-servicos-de-patinete-eletrico-compartilhado> ISSN 0719-8906

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