ONG lança mapa para conhecer a pé o tradicional bairro do Bixiga em São Paulo

O Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, ganhou grande importância história e turística ao longo dos anos, graças às suas cantinas, festas de rua e à sua intensa movimentação cultural. Porém muitas outras camadas e histórias do bairro são mais difíceis de conhecer e acessar. De olho em tantas atrações, patrimônios, na complexidade do bairro e acreditando na importância do caminhar, a ONG SampaPé! lançou o mapa “Bixiga a Pé!”, um mapa com as diversas camadas históricas e culturais do Bixiga para percorrer o bairro a pé.

Camadas do Bixiga

Para explorar as diversas camadas o mapa chama atenção para elementos do bairro que remetem às suas histórias. Para isso, conta com uma introdução histórica ao bairro e vinte e nove (29) locais de visita e observação organizados em oito categorias: teatros, museus, monumentos, igrejas, casas históricas, entretenimento, ruas e praças.

Sobre as ruas, por exemplo, o mapa destaca alguns nomes que remetem ao fato de lá ter sido um quilombo, ou seja, lugar de refúgio de negros escravos, como as ruas 13 de maio (data da abolição da escravatura) e da abolição. Ao apontar casarões e teatros conta sobre lugares que foram de imigrantes de diferentes origens, como a mansão Hasbaya, de libaneses, a Igreja Nossa Senhora da Achiropita, de italianos e o Teatro Ruth Escobar, de portugueses.

© SampaPé!

Além disso, o mapa mostra os rios que estão encobertos abaixo de ruas e avenidas na região, e inclusive, onde está a nascente do Saracura, rio que tem seu curso principal junto a avenida 9 de julho.

Para estimular o caminhar o mapa aponta alguns detalhes e informações específicas a caminhantes. O mapa mostra o raio de 15 min a pé, como forma de gerar autonomia, estimular a caminhada e mostrar a facilidade de acesso ao bairro. Neste raio, por exemplo, estão quatro estações de metrô: Brigadeiro e Trianon-Masp da Linha Verde, e Vergueiro e São Joaquim da Linha Azul.

Além disso, dá sugestões de percursos e dicas para caminhadas exploratórias, que vão desde vestimentas e acessórios essenciais até como aguçar seus sentidos durante a caminhada.

Onde encontrar o mapa

© SampaPé!

A tiragem do mapa foi de 10 mil unidades, e está sendo distribuído nos apoiadores localizados no Bixiga, Cantina Conchetta, Lab do Mundo Pensante e Casa Jardim Secreto. Além do restaurante Vita Natural na região da Paulista, dentro do perímetro do mapa.           

Por que o Bixiga?

O Bixiga foi o bairro onde o SampaPé! deu o pontapé inicial em agosto de 2012 e é um dos bairros mais caminháveis, históricos, diversos e emblemáticos de São Paulo - bairro negro, italiano, imigrante, de inspirações do Adoniran, do samba, reduto nordestino e descolado. Apesar de sua localização privilegiada, muitos visitantes e paulistanos desconhecem as atrações e possibilidades de percorrer o bairro a pé.

Saiba mais sobre o SampaPé! no site da ONG e em suas páginas no Facebook, Instagram e Medium.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ONG lança mapa para conhecer a pé o tradicional bairro do Bixiga em São Paulo" 23 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900555/ong-lanca-mapa-para-conhecer-a-pe-o-tradicional-bairro-do-bixiga-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.