Jornada do Patrimônio 2018 oferece mais de 300 atividades para conhecer a história de São Paulo

Jornada do Patrimônio 2018 oferece mais de 300 atividades para conhecer a história de São Paulo

Com o objetivo de valorizar os diversos grupos que construíram o patrimônio cultural da cidade de São Paulo e ajudaram na formação da identidade paulistana, a Secretaria Municipal de Cultura promove, nos dias 18 e 19 de agosto, a Jornada do Patrimônio com o tema “Uma Cidade, Muitas Mãos”.

A Jornada do Patrimônio tem uma programação gratuita e diversificada com o objetivo de aproximar a população dos espaços históricos ou com valor afetivo que fazem parte da história da cidade. Ao todo, serão realizadas 320 atividades, distribuídas em roteiros, palestras, oficinas, visitação a imóveis, visitas guiadas e lançamentos de livros.

“Nesta edição, vamos organizar a programação por região da cidade, remetendo aos grupos de pessoas como nordestinos, alemães, italianos, japoneses, árabes, portugueses e muitos outros imigrantes. Esta colaboração plural está presente na arquitetura, na gastronomia, no comércio e nos costumes do dia a dia da capital paulista, que podem ser conferidos durante o evento”, destaca André Sturm, Secretário Municipal de Cultura.

Veja, a seguir, os destaques da programação da Jornada do Patrimônio deste ano.

Oficinas

Cortesia de Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Taipa de mão ou pau-a-pique
Os participantes terão oportunidade de entrar em contato com a tradicional técnica da construção com barro e conhecer um pouco mais sobre as origens da técnica, sua importância no princípio de São Paulo e suas atuais aplicações.

Local: Centro Cultural Penha (Largo do Rosário, 20 - Penha de Franca, São Paulo -
SP,)
Data: 19 de Agosto / Domingo / 10h00
Duração: 1h30m

Sampa: em rimas, versos e prosa
A oficina: Sampa em rimas, versos e prosa, tem o objetivo de contextualizar a contribuição do Hip Hop paulistano em suas varias manifestações, sejam elas culturais e sociais. Contextualizando sua formação, seus principais locais de articulação/encontros e seus atores. Objetiva-se por meio de documentos históricos e visita aos locais: São Bento, Galeria do Rock, rua 24 de maio e praça Roosevelt, lançar olhar e pautar questões culturais e raciais, já que trata-se de um seguimento que traz em sua trajetória a influência e questões da diáspora africana.)

Local: Galeria Olido – Sala Azul (Av. São João, 473 - Centro, São Paulo - SP)
Data: 19 de Agosto / Domingo / 10h00
Duração: 4h

Desenho de bens culturais
Desenhar o patrimônio cultural arquitetônico, tendo como objetivo a percepção e sensibilização e conhecimento desses bens. Nos ateremos aos artefatos, testemunhos de tempos passados, legados de vários povos que constituíram a cidade de São Paulo. Saída para desenhar edifícios e espaços do centro como Solar da Marquesa, Pátio do Colégio, Catedral da Sé, entre outros. O enfoque a ser dado é o do desenho artístico.

Local: Galeria Olido - Sala Azul (Av. São João, 473 - Centro, São Paulo - SP)
Data: 18 de Agosto / 14h30
Duração: 2h

"Twister" da Cidade: jogo de tabuleiro gigante com patrimônios da Consolação
Pé direito no Instituto Moreira Salles, mão esquerda na praça Dom José Gaspar, pé esquerdo na Casa Amarela, mão direita na Paulista Aberta! Quem conhece o jogo Twister sabe que ele requer muita habilidade para colocar os pés e mãos em espaços coloridos espalhados por um tapete plástico. No "Twister" da Cidade, os pontos coloridos são lugares do Território Cultural da Consolação, em São Paulo, mapeados pelo Instituto Moreira Salles e pela Ação Educativa. Venha testar sua flexibilidade ao mesmo tempo em que conhece e reconhece patrimônios importantes da cidade. [para crianças]

Local: Manhã: Praça Dom José Gaspar / Tarde: Praça Roosevelt
Endereço: R. Dr Bráulio Gomes - República, São Paulo - SP (Praça dom José Gaspar); Praça Franklin Roosevelt - Consolação, São Paulo - SP (Praça Roosevelt);
Data: 18 de Agosto / Sábado / 11h e 15h

Roteiros

Cortesia de Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

A casa da minha avó: caça aos tesouros arquitetônicos do bairro da Mooca
Durante uma manhã de caminhada pelo bairro da Mooca pretendemos instigar, através de um jogo de caça ao tesouro, o olhar das crianças para detalhes e curiosidades da arquitetura residencial típica dessa região paulistana. Nesse percurso a curiosidade pelo desconhecido e a memória afetiva se mesclam, permitindo que os participantes, crianças e adultos, redescubram elementos visuais que passam despercebidos em nosso dia-a-dia na cidade.

Data: 19 de agosto de 2018
Saídas: 10h30 - 14h00
Ponto de Encontro: Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Ponto de Chegada: Rua Pedro de Lucena

Bicicletaipa
Percorrendo um trajeto de mais de 7 km, interligamos a memória, o tempo e a geografia de três casas históricas, construídas em taipa: Casa do Itaim, Casa Bandeirante e Casa Sertanista.

Data: 19 de agosto de 2018
Saída: 09h00
Ponto de Encontro: Casa do Itaim

Curiosidades e personagens do Futebol paulistano no Centro de Sampa, por Charles Miller
Berço do Futebol do único país pentacampeão mundial, São Paulo abriga em seu Centro Histórico marcas das muitas mãos (e pés!) dos personagens ligados às origens dos times da cidade. Descobrir essas conexões pode ser um desafio ao mais fanático torcedor! Qual é, por exemplo, o time relacionado com o prédio da Prefeitura Municipal? O que liga José Bonifácio ao Futebol, esporte que foi introduzido por aqui quase 60 anos depois da morte do Patriarca da Independência? Essas e outras curiosidades da construção da História do Futebol paulistano são reveladas neste passeio, com pitadas de bom humor.

Data: 19 de agosto de 2018
Saída: 10h30
Ponto de Encontro: Viaduto do Chá, em frente ao prédio da Prefeitura

Caça aos monumentos no parque Buenos Aires
Destinado a crianças e famílias, o roteiro busca desvendar através de uma caça ao tesouro, as histórias e significados por trás dos monumentos do Parque Buenos Aires. O objetivo é despertar a sensibilidade e a curiosidade sobre o patrimônio histórico da cidade de São Paulo de uma forma divertida. [para crianças]

Data: 19 de agosto de 2018
Saídas: 10h30
Ponto de Encontro: Monumento “Homenagem ao Tango”, acesso pela Rua Alagoas (interior do Parque Buenos Aires)

De lá pra cá, chegamos ao Belenzinho
O Belenzinho nasce no final do século XIX, e se consolida enquanto bairro operário no começo do século seguinte. Entre as idas e vindas de pessoas de diversas partes do mundo, o bairro que inicialmente abrigava uma classe trabalhadora com origens europeias, passa a ser ocupado por um grande contingente de pessoas oriundas da região nordeste nos meados do século XX, até chegar às atuais correntes imigratórias, formadas por pessoas da Bolívia, Haiti, e outros locais. Marco do início da Zona Leste, o bairro guarda ainda algumas marcas de cada grupo que o formou, e o objetivo deste roteiro é identifica-las e refletir qual a melhor forma de preserva-las. 

Data: 18 e 19 de agosto de 2018
Saídas: 18 de Agosto, Sábado, 10h00 / 19 de Agosto, domingo - 14h00
Ponto de Encontro: Metrô Belém

Biketour
Roteiros de bicicleta, contando a história do local. Serão realizadas na av. Paulista, centro (praças da Sé e República), parque do Ibirapuera.

Data: 18 e 19 de agosto de 2018

Palestras

Cortesia de Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Pacaembú e Jardins: Sua história, proteção e os desafios atuais para a sua preservação
Estudo da formação dos primeiros bairros-jardim paulistanos, projetados pela Cia City. Seu evolver ao longo do século XX, o processo de tombamento urbanístico-ambiental , a valorização das áreas e as ameaças atuais à sua preservação.

Local: Funarte (Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo - SP)
Data: 18 de agosto de 2018
Horário: 17h

Carta a Mário de Andrade
Abordará assuntos que vão desde os amigos de Mário de Andrade, escritores e poetas bem como os companheiros do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional passando em seguida por considerações acerca do seu estudo sobre Pde. Jesuíno do Monte Carmelo, com textos relacionados às restaurações efetuadas recentemente nas pinturas do artista da igreja do Carmo da cidade de S. Paulo, nas telas de N. Sra. da Candelária matriz de Itu e as prospecções feitas no famoso painel da igreja do Carmo de Itu, e reflexões sobre os documentos descobertos nos últimos anos que alteram significativamente algumas das interpretações de Mário de Andrade sobre o mesmo artista e sua obra pictórica.

Local: Biblioteca Mario de Andrade (Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo – SP)
Data: 18 e 19 de agosto de 2018 (Sábado e Domingo)
Horário: 15h

Lançamentos de Livros

Cortesia de Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

100 Anos Vila Maria Zélia
O Livro é baseado nos depoimentos dos ex moradores e moradores, relata a história da Vila Maria Zélia e os principais acontecimentos desde sua fundação em 1917. Busca através da memória dos moradores, resgatar o cotidiano de uma Vila Operário, dando vida aos prédios tombados pelo Condephaat e Conpresp. Durante o lançamento haverá a projeção de um filme " 100 anos - Vila Maria Zélia" , uma exposição de fotos das atividades realizadas pela Associação Cultural Vila Maria Zélia e uma visita guiada ao Centro de Memória.

Local: Armazém da Memória (Vila Maria Zélia) - Rua Mario Costa nº 13
Data: 18 de agosto de 2018 (Sábado)
Horário: 15h

Bixiga a Pé, de Leticia Leda Sabino 
O mapa “Bixiga a Pé!” exalta o bairro e suas histórias, transformando a maneira de percorrê-lo. Ele conta a história e a arquitetura através de lugares icônicos do bairro, estimulando o caminhar desacelerado e atencioso e colaborando com a preservação do patrimônio. Quando mais gente conhece a história entende a importância dos lugares e das memórias. O Bixiga é um dos bairros mais históricos, diversos e emblemáticos de São Paulo.

Local: Museu Memória do Bixiga - Rua dos Ingleses, 118.
Data: 18 de agosto de 2018 (Sábado)
Horário: 16h

Outras ações

Cortesia de Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Estátuas vivas
Performance realizada a partir de seis estátuas. Cada uma delas ganha vida, a partir de música, para contar uma história de diferentes tipos que contribuíram para a construção do patrimônio paulistano.

12.08: Avenida Paulista – Casa das Rosas – às 11h
18.08: Braz/CPTM, 10h; escadaria do Bixiga, 12h30; Praça Coronel Prestes (Arquivo Histórico Municipal), 14h30
19.08: Penha, 10h; Casa de Cultura de Santo Amaro, 12h30; Casa Bandeirante, 14h30

Cidade que fala
“Se as estátuas, edifícios e monumentos paulistanos pudessem falar, o que eles nos contariam?” A resposta é o que norteia um projeto que vai revelar aspectos importantes da narrativa histórica por meio de personagens reais e edificações fundamentais para a compreensão do nosso desenvolvimento. Como era a vida de pessoas que desempenharam papéis importantes na formação da maior metrópole do hemisfério sul. A ação “Cidade que fala” permitirá ouvir no celular a voz de personagens que contam um pouco de sua história, ou do local onde estão. Serão 22 locais espalhados pela cidade, em todas as regiões. 18 e 19.08

Para mais informações sobre a Jornada do Patrimônio 2018, acesse a página oficial do evento.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Jornada do Patrimônio 2018 oferece mais de 300 atividades para conhecer a história de São Paulo" 08 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899769/jornada-do-patrimonio-2018-oferece-mais-de-300-atividades-para-conhecer-a-historia-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.