Casa AS / Architectare

Casa AS / Architectare - Imagem 7 de 13
© Leonardo Finotti

Casa AS / Architectare - Mesa, Iluminação, Viga, Banco, CadeiraCasa AS / Architectare - FlorestaCasa AS / Architectare - Fachada, Jardim, Pátio, AidoCasa AS / Architectare - Janela, VigaCasa AS / Architectare - Mais Imagens+ 8

Petrópolis, Brasil
  • Arquitetos: Architectare
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Apicoar, Deca, Palimanan, Portobello, Sá Martins
  • Arquitetos Responsáveis: Flavia Quintanilha, Rodrigo Fernandes, Pedro Quintanilha
  • Luminotécnica: RBF Arquitetura da Iluminação
  • Construção: K2 Engenharia
  • Calculo Estrutural: Broker Engenharia
  • Cidade: Petrópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como o projeto tinha um programa muito extenso e o terreno era muito grande, a maior preocupação foi que a casa tivesse uma escala humana agradável, tanto pelo lado de fora, quanto pelo lado de dentro. Para isso, aproveitamos os dois níveis existentes no lote para projetar uma casa que desse a impressão de ser ter um andar só, onde o terreno pudesse ser acessado por qualquer nível. Para a casa não parecer muito comprida, o volume principal foi divido em dois pela ala social, que tem um andar só.

Casa AS / Architectare - Fachada, Jardim, Pátio, Aido
© Leonardo Finotti
Casa AS / Architectare - Imagem 11 de 13
Planta - Primeiro Pavimento
Casa AS / Architectare - Mesa, Iluminação, Viga, Banco, Cadeira
© Leonardo Finotti

Também, para enfatizar essa ideia, as janelas e os brise soleils em todos os cômodos podem ser totalmente abertos, transformando todos os ambientes em varandas, permitindo que as pessoas entrem e saiam diretamente para o terreno, quando possível. Uma vez que nós subvertemos o conceito tradicional de varanda como espaço de transição entre o dentro e fora, usamos brises soleils e pérgolas para garantir uma transição suave quando necessário.

Casa AS / Architectare - Floresta
© Leonardo Finotti
Casa AS / Architectare - Imagem 13 de 13
Corte
Casa AS / Architectare - Imagem 10 de 13
© Leonardo Finotti

Para uma maior sensação de acolhimento, escolhemos materiais quentes. A parede principal no primeiro andar é revestida de pedra, dando a impressão de ser um muro de arrimo e reforçando a ideia de casa de um andar só. A mesma pedra é utilizada no interior de outros cômodos para criar um dialogo com o exterior. A madeira do teto dá a impressão de um teto mais baixo; O chão de granito define qual área tem uso externo em oposição ao piso de madeira, que define o uso interno.

Casa AS / Architectare - Janela, Viga
© Leonardo Finotti

Grandes portas de vidro permitem que a natureza seja vista pelo lado de dentro da construção; O deck e o banco de madeira perto da piscina externa acentuam o verde da piscina. O marrom do brise soleil e a telha de barro harmonizam o volume grande com a paisagem, ao mesmo tempo em que a estrutura em zig zag do corpo central otimiza a circulação na ala social e permite que se veja através deste volume.

Casa AS / Architectare - Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AS / Architectare" 08 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899122/casa-as-architectare> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.